Fator Reumatóide não indica artrite reumatóide


>



O que é fator reumatoide?

Fator reumatoide (FR) é um anticorpo presente no sangue principalmente de pessoas que têm uma doença chamada artrite reumatoide. Esse anticorpo reage contra as imunoglobulinas G, uma proteína do nosso organismo.

Somente as pessoas que têm artrite reumatoide têm fator reumatoide positivo?

Não. Pacientes com outras doenças autoimunes (nas quais o sistema imunológico reage contra alguma estrutura do próprio organismo, gerando outra doença, como é o caso do lúpus), doenças infecciosas, como a hanseníase e a tuberculose, e mesmo pessoas normais também podem gerar fator reumatoide.

O que os resultados do exame significam?

Esse é um exame comumente solicitado quando existe a suspeita de artrite reumatoide. Nessa situação, quando o resultado vem positivo, colabora com o diagnóstico final. No início dessa doença, entretanto, metade das pessoas pode não apresentar um resultado positivo. Por isso, se o resultado for negativo, não é garantido que a pessoa não tenha artrite reumatoide. No decurso da doença, 25% dos pacientes nunca vão ter fator reumatoide positivo. Quando o médico suspeita de artrite reumatoide e o resultado do fator reumatoide for negativo, ele geralmente complementa a investigação diagnóstica com a pesquisa dos anticorpos antipeptídeos citrulinados cíclicos, conhecidos como anti-CCP.

Deve-se chamar a atenção, também, para o fato de que durante algumas infecções virais e após certas vacinações o indivíduo pode apresentar dores nas articulações. Como nessas condições ocorre um estímulo do sistema imunológico da pessoa, o fator reumatoide, se solicitado, poderá vir positivo, sem que esse achado signifique que a pessoa tem artrite reumatoide.

Fonte

Share on Google Plus

About Faça Fisioterapia

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário