O que é a Artrite psoriática?







Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre O que é a Artrite psoriática?. Antes de começar a lê-lo, conheça o canal do Youtube clicando aqui!. Agora, vamos à leitura!


Artrite psoriática (também psoríase artropática ou artropatia psoriática) é um tipo de artrite inflamatória que afeta em torno de 5-7% (de acordo com o Manual de Oxford de Medicina Clínica) das pessoas que sofrem de psoríase crônica na pele. É chamada de Artrite Psoriática por ser uma espondiáloartropatia soronegativa e acontece mais comumente em pacientes com tipo de tecido HLA-B27. O tratamento de artrite psoriática é semelhante ao de artrites reumáticas. Mais que 80% dos pacientes com artrite psoriática terá lesões psoríticas nas unhas, caracterizadas pelo seu descaroçamento, ou mais extremamente, perda da própria unha (onicoliose).

Artrites psoriática pode acontecer em qualquer idade, porém em média tende a aparecer aproximadamente 10 anos depois dos primeiros sinais de psoríase. Para a maioria das pessoas isto está entre as idades de 30 e 50, mas também pode afetar as crianças. Os homens e mulheres são igualmente afetadas por esta condição. Em aproximadamente um em sete casos, os sintomas de artrite podem acontecer antes de qualquer envolvimento de pele.

Também causa inflamação nas juntas e pode causar tendinite.


Sintomas

Os principais sintomas incluem:
  • Rigidez matinal nas articulações
  • Fragilidade/Sensibilidade nas articulações
  • Edema, Inchaço, Rubor
  • Anomalias das unhas
O edema pode ser difuso ao longo de todo um dedo causando a aparência de "dedo em salsicha".

Em casos que afetam a coluna, é mais comum ocorrer uveíte.

Há dois padrões básicos, um que afeta a coluna e outro as articulações das extremidades. Na coluna, há dor lombar e nas nádegas.

Também há chance dos movimentos respiratórios serem afetados, quando a doença alcança as articulações das costelas com a coluna torácica. Produz, ainda, dores na nuca ou na coluna cervical.

Há possibilidade de afetar os tendõese de atingir a planta dos pés, gerando fascites e bursites.


Tipos de artrite psoriática


Considerando os sintomas consideram-se cinco tipos principais de artrite psoriática:

Simétrica

Este tipo corresponde por 50% de casos e afeta juntas e ambos os lados do corpo. Este tipo é muito semelhante a artrite reumatóide.

Assimétrica

Este tipo afeta 35% de pacientes e é geralmente moderada. Este tipo não acontece nas mesmas juntas em ambos os lados do corpo e normalmente envolve 2 a 4 juntas.

Artrite mutilante

Afeta menos que 5% dos pacientes e é severa, deformadora e destrutiva. Esta condição pode progredir durante meses ou anos que causam dano em comum severo.

Espondilite

Este tipo é caracterizado por dureza da espinha ou pescoço, mas também pode afetar as mãos e pés, em uma linha semelhante à artrite simétrica.

Interfalangeal distal predominante

Este tipo de artrites psoriática é encontrada em aproximadamente 5% de pacientes e é caracterizado por inflamação e dureza nas juntas mais próximo dos dedos das mãos pés. Mudanças nas unhas são freqüentemente marcadas.


Diagnóstico


Durante o exame médico são identificadas e examinadas as lesões na pele (Psoríase) e articulações.

O médico pode achar conveniente o recurso a Imaginologia, por exemplo: Radiografia das articulações afectadas, Cintilografia ou Tomografia computodorizada.

Valores laboratoriais que podem auxiliar o diagnóstico:
  • Fator reumatóide geralmente negativo
  • Velocidade de Sedimentação pode estar aumentada
  • Proteína C reactiva pode estar aumentada
  • Hemograma pode revelar Anemia da Doença Crónica



  • EBOOK GRÁTIS: Fisioterapia na Artrose do Quadril



  • Poste um Comentário

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.