Tratamento fisioterapêutico para dor nos ombros







Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Tratamento fisioterapêutico para dor nos ombros. Antes de começar a lê-lo, conheça o canal do Youtube clicando aqui!. Agora, vamos à leitura!


Logotipo fisioterapia: vetores de stock, imagens vetoriais, desenhos  gráficos | Depositphotos


Dor no ombro - Tratamento com fisioterapia pode acelerar recuperação da lesão e amenizar os sintomas A síndrome do ombro doloroso inclui qualquer condição sobre o ombro relacionada à dor e causa restrições aparentes na movimentação da pessoa que adquire tal desordem.

Essa síndrome é composta por:

a) Tendinite: Prejuízo doloroso de movimento que causa inflamação do tendão.

b) Luxação: Perda do contato ósseo com presença de laceração do tendão ou não.

c) Ruptura: Trauma grande ou uma série de microtraumas que resultam em movimentos limitados e dores exacerbadas através do movimento. Podem ser totais ou parciais.

d) Bursite: Inflamação da *bursa sinovial responsável pela nutrição da articulação.

As lesões do **manguito rotador constituem causa muito comum de dor no ombro de pessoas com idade acima dos 40 anos e seu diagnóstico nem sempre pode ser estabelecido com facilidade. As dificuldades diagnósticas estão relacionadas com a localização profunda das estruturas que compõem a articulação do ombro.

O quadro clínico de lesões no ombro é baseado em alguns sinais e sintomas como dor que será proporcional ao grau de inflamação do músculo e não ao tamanho da ruptura. Essa piora à noite pelo estiramento das partes moles, pode ser espontânea e aumentar com os movimentos. A dor está presente em todas as fases da lesão.

A dor ocorre com a elevação do braço, mas diminui após 120 graus de elevação. Ouve-se aqueles famosos "clocks" quando se movimenta a articulação. Há também diminuição da força muscular, principalmente ao elevar o braço.

O tratamento é indicado para casos de inflamação da bursa e do tendão. Vários são os métodos de tratamento. Quem irá definir será o fisioterapeuta mediante avaliação de cada caso.

O tratamento pode acelerar a recuperação da lesão e amenizar os sintomas. Normalmente são feitas várias sessões de fisioterapia de acordo com cada caso, que inicialmente têm o objetivo de retirar a dor e conforme esta vai cedendo, trabalha-se a recuperação dos movimentos.

* bursa sinovial: pequena bolsa cheia de líquido (sinóvia) localizada no ponto em que um músculo ou tendão roça num osso

** manguito rotador: complexo composto de 4 músculos

por Juliana Prestes Mancuso




  • EBOOK GRÁTIS: Fisioterapia na Artrose do Quadril



  • Poste um Comentário

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.