Shiatsu alivia dores da fibromialgia








Quem sofre com as dores causadas pela fibromialgia pode valer-se do shiatsu para sentir-se melhor. Segundo pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP), o shiatsu é uma terapia complementar eficaz no alívio das dores.

O estudo envolveu 34 pessoas que sofriam com fibromialgia. Essas foram divididas em dois grupos: o primeiro com 17 pessoas que receberam 16 sessões de shiatsu de 50 minutos cada; e o segundo com 17 pessoas que não receberam as massagens, apenas uma cartilha com orientações educativas sobre a doença.

Além de aliviar as dores, o shiatsu ajudou a melhorar a qualidade do sono, a sensação de equilíbrio e a qualidade de vida geral dos pacientes. Todos os voluntários responderam a questionários sobre as dores que sentiam, a qualidade do sono, ansiedade, confiança no equilíbrio e qualidade de vida geral.

No início do estudo, 70% dos pacientes do grupo que realizou sessões de shiatsu afirmaram que a fibromialgia tinha forte impacto em suas vidas. Após oito semanas de tratamento, essa taxa caiu para 29%. Entre os pacientes que não receberam o shiatsu, a variação foi menor: de 64% no início, para 59% após oito semanas.

Analisando a qualidade do sono, o shiatsu também mostrou-se eficiente. No início do estudo, 94% dos voluntários diziam ter distúrbios do sono. Depois de oito semanas de shiatsu, essa taxa caiu para 59%.

De acordo com os pesquisadores, o shiatsu mostrou-se uma técnica eficiente no tratamento da fibromialgia, mas são necessários mais estudos para aprofundamento do tema, já que o estudo foi de curto prazo.

Fonte: Agência USP, 30 de janeiro de 2013



Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Tenho indicações para você apofundar seus estudos em Cardiologia. Espia só:
  • Sistema Cardiovascular: anatomia e fisiologia
  • Curso de Eletrocardiograma Básico
  • Drive Virtual de Fisioterapia na Cardiologia
  • Curso Online de Fisioterapia Aplicada à Cardiologia


  • Poste um Comentário

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.