10 mandamentos da Fibromialgia







Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre 10 mandamentos da Fibromialgia. Antes de começar a lê-lo, conheça o canal do Youtube clicando aqui!. Agora, vamos à leitura!




1. Concentre-se no que você precisa fazer para se sentir melhor, não no que causou sua doença. Em resumo, olhe para frente, não para trás.

2. Procure tratamentos, não cura. Poucas doenças crônicas tem cura, e isso inclui a fibromialgia. Até que se ache uma cura, fique focada em tratar os sintomas.

3. Procure um médico e/ou um fisioterapeuta. É muito importante que o profissional compreenda e ouça suas queixas. Para ajudá-lo, tente fazer em que cada visita sejam discutidos poucos problemas por vez. Uma lista muito grande em uma só visita pode atrapalhar mais que ajudar.

4. Faça exercícios e tente a terapia cognitivo-comportamental. Quando alguém recomenda estas coisas, não acham que você é preguiçosa ou maluca. Esses tratamentos comprovadamente reduzem a dor, cansaço e humor.

5. Tente remédios comprovados cientificamente antes de terapias não testadas.

6. Quando estiver tentando uma medicação, faça um teste com você mesma:

*Tenha certeza que a medicação é segura (mandamento 5)
*Apenas comece um tratamento quando você puder saber exatamente se ele vai ajudar
*Veja se você melhora quando usa o remédio.
*Veja se você piora quando para o remédio.
*Veja se você fica melhor de novo se você recomeça o tratamento.
*Se o remédio passa por este teste, provavelmente ele funciona para você.

7. Se os seus sintomas pioram, não culpe o tratamento achando que ele parou de funcionar e não pare de repente com as medicações que está tomando ou saia correndo atrás de outro remédio. Estas doenças sempre se comportam com altos e baixos. Procure fatores de estresse que possam ter causado uma piora. Além disso, lembre-se que pode ser perigoso parar alguns remédios de repente. Cheque sempre antes com seu médico.

8. Quando um tratamento melhora seus sintomas, você deve aumentar a sua função. Isto é, se você melhorar com a medicação, tire vantagem disso, aumentando as suas atividades no dia-a-dia conforme a melhora dos seus sintomas. Faça isso com moderação, e não exagere! Não tente compensar o tempo perdido.

9. Pense muito antes pedir afastamento do trabalho ou auxílio-doença. Estes processos são muito estressantes, e tipicamente não resultam em melhora da saúde ou da capacidade física.

10. Lembre-se sempre que há sempre esperança. A maioria das pessoas com FM usam tratamentos que ajuda, e vivem melhor, com vida normal. Eduque-se, envolva-se no seu tratamento.



  • EBOOK GRÁTIS: Fisioterapia na Artrose do Quadril



  • Poste um Comentário

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.