11 perguntas e respostas sobre Sindrome Miofascial







Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre 11 perguntas e respostas sobre Sindrome Miofascial. Antes de começar a lê-lo, conheça o canal do Youtube clicando aqui!. Agora, vamos à leitura!


1 - O que significa miofascial?

O termo miofascial provém das palavras "mio '' que significa músculo, e" fáscia "uma estrutura composta por tecido conjuntivo que se espalha e envolve todas as estruturas do organismo humano de maneira tridimensional da cabeça aos pés, como ossos, músculos, nervos, vasos sanguíneos, enfim todos os órgãos, até o nível das células. Portanto, ele não é sinônimo da face embora a mesma possa estar também envolvida. Por esta razão as doenças que acometem estas estruturas -inflamação, erros de postura ou traumas podem se confundir com outras enfermidades dolorosas e comprometer diversos sistemas".

 2 - O que é síndrome miofascial (SMF)?

É um conjunto de sinais e sintomas caracterizada por apresentar dor localizada, aumento da sensibilidade muscular, e redução da amplitude dos movimentos sendo mais freqüentes na cabeça, pescoço, ombros, braços, pernas e região lombar e glúteas entre outras podendo acometer qualquer grupo muscular. Ela pode muitas vezes estar associada a manifestações psicológicas como ansiedade e depressão. SMF, apesar de dolorosa não apresenta risco de vida, porém pode prejudicar a qualidade de vida de seu portador com impactos em seus familiares, ambiente de trabalho e sociedade. Quando tratada corretamente pode cessar embora muitos relatam dor por longos períodos. A intensidade dessa dor pode variar durante o dia, e costuma se agravar, muitas vezes com a atividade física e situações estressantes.

3 - Qual é a freqüência da síndrome?

A SMF provavelmente é a síndrome dolorosa mais freqüente na prática clínica. Não se sabe ao certo a sua prevalência, entretanto estudos epidemiológicos realizados em diferentes partes do mundo a colocam como a causa mais comum de dor músculo-esquelética crônica localizada. Em clínicas especializadas no tratamento da dor crônica, ela esta presente em 85 % dos casos. Nos pacientes com dor de cabeça de origem no pescoço em 55,4 %. Esta doença muitas vezes deixa de ser identificada pelos profissionais da saúde quando não confundidas com a fibromialgia.

4 - Como a síndrome miofascial é diagnosticada?

Não existem testes laboratoriais ou exames de imagem específicos para o seu diagnóstico. Ele é essencialmente clínico. Portanto uma boa conversa com o paciente que inclui o seu histórico, antecedentes pessoais, familiares e psicológicos seguido do exame físico e do aparelho locomotor, incluindo a presença dos trigger points ou pontos-gatilho (PG) nos músculos, é o mais importante. É também importante a palpação das articulações têmporo-mandibulares e a inspeção da arcada dentária, pois, os dentes poderão apresentar redução de sua altura e com o aspecto de lixados.

5 - O que são trigger-points ou pontos gatilho?

São regiões sensíveis localizados nos músculos (ver figuras abaixo). Quando esses pontos são pressionados aplicando uma força normal os pacientes podem sentir dor no próprio local ou em outras áreas do corpo, podendo relatar outros sintomas como formigamento nas mãos, queimação e ardência. Tal situação é denominada de dor referida. Como exemplo: caso um ponto-gatilho foi pressionado nos músculos do pescoço você poderia sentir dor atrás de seus olhos. Algumas vezes o paciente refere e sente nesse ou outro ponto a presença de nódulo. O reumatologista deve conhecer esta situação, para não haver confusão com outros diagnósticos. Como ilustração podemos citar um paciente que tem dor no pescoço que se irradia para membro superior ser interpretado como portador de uma hérnia de disco cervical, que eventualmente poderá estar presente em um exame de imagem, porém não é o fator responsável pela dor. Um exame clínico minucioso certamente levaria ao diagnóstico correto de síndrome miofascial.

6 - Quais os fatores que podem ativar os trigger points ?

Vários estão relacionados, entre temos: Trauma súbito do aparelho locomotor (músculos, ligamentos, tendões, bursas), lesão do disco vertebral, fadiga generalizada, exercícios excessivos acima do seu limite, movimentos repetitivos e estresse muscular, doenças em outros órgãos (o infarto do miocárdio, apendicite ou gastrite entre outros ), sedentarismo, deficiências nutricionais, alterações hormonais e estresse psicológico.

7 - O que causa a síndrome miofascial?

Não se conhece atualmente a sua causa exata. Entretanto, ela pode ser devida a um conjunto de fatores isolados ou associados que incluem a má postura, pressão contínua sobre um músculo, estresse emocional, movimentos repetitivos e doenças articulares. Estes fatores podem levar o individuo a um ciclo vicioso com inatividade, incapacidade física, incluindo sofrimento físico e psicológico, gerando a memória da dor.

8 - Quais os fatores perpetuantes mais comuns?

Na maioria das vezes os mesmos desencadeadores dos pontos de gatilho ( trigger points), entre eles: fatores mecânicos (esforços repetitivos ou acidentes), problemas anatômicos como a assimetria de membros, alças de soutien muito apertadas e/ou que suportam mamas volumosas, exercícios musculares excessivos, Distúrbios do sono e doenças associadas (climatério, desnutrição, hipotiroidismo entre outros).

9 - Como a síndrome miofascial é tratada?

O tratamento da SMF é realizado por uma equipe multiprofissional liderada por um especialista que inclui medicamentos e outros métodos não farmacológicos. Para melhor resultado o paciente necessariamente devera ser conscientizado e participar do raciocínio clinico e planejamento terapêutico. A sua aderência ao tratamento é essencial. A identificação das causas e fatores desencadeantes e perpetuantes e deve individualizada para cada caso. Isto se deve a natureza crônica e aos fatores físicos e psicológicos de cada individuo. No lar e no ambiente de trabalho os fatores ergonômicos e posturais tem que ser analisados, incluindo os hábitos de atividades de vida diária, no trabalho, modo de dormir, atividades de lazer e esporte, entre outros. Os principais tratamentos e procedimentos seguem abaixo: • Conscientização da necessidade de mudar o estilo de vida: aumentar a atividade física, de forma gradual e acompanhada por um profissional de saúde; abolir o tabagismo, moderar o consumo de bebidas alcoólicas e a base de cafeína. Caso contrário esses fatores podem agravar os sintomas. • Técnicas de relaxamento: a redução do estresse emocional, através das técnicas de relaxamento é benéfica. Podem ser utilizadas nesses casos, yoga, meditação e outras. • Obedecer às regras da postura: aprender e aplicar os princípios de postura correta e mecânica corporal pode ajudar a aliviar o estresse e a tensão nos músculos afetados. • Infiltração nos pontos de gatilho (trigger –point): neste procedimento um analgésico é injetado no local doloroso para aliviar a sua tensão. • TENS.- Estimulação elétrica transcutânea: a aplicação de uma pequena corrente de eletricidade no local pode aliviar tensão muscular e dor. • Apoio psicológico: quando necessário, a terapia cognitiva comportamental tem se mostrado muito útil. • Apoio odontológico: Nos casos em que ocorre o bruxismo com o comprometimento da articulação temporo-mandibular (ATM) a utilização de uma placa entre os dentes pode aliviar os sintomas. • Medicamentos: a prescrição de medicamentos ter por objetivo aliviar a dor, melhorando a qualidade de vida do paciente. Antiinflamatórios, relaxantes musculares analgésicos e antidepressivos.

10 - Qual a diferença entre SMF e fibromialgia?

A SMF é freqüentemente confundida com fibromialgia, pois, em muitas situações suas manifestações são comuns, entretanto são entidades distintas. Ambas fazem parte das síndromes de amplificação dolorosa, sendo que a fibromialgia apresenta dor difusa em múltiplos pontos dolorosos, chamados tender points em locais mais determinados do corpo (generalizada). Já a síndrome miofascial a dor é mais localizada e os tender points quando pressionados não causam dor referida como os trigger points. As suas principais características diferenciais estão abaixo: CARACTERISTICA /FIBROMIALGIA/SMF: Dor/ Difusa/ Local Fadiga/ comum/ incomum Tender points/ Presentes /ausentes Trigger points /ausentes /presentes Prognóstico com tratamento/ Crônica(em 80%)/ melhor

11 - O que é disfunção da articulação têmporo-mandibular (DTM) e qual a sua relação com SMF?

A disfunção têmporo-mandibular, denominação genérica corresponde a um conjunto de anormalidades na articulação responsáveis por dores crônicas do tipo recorrente, não progressiva que se manifestam por dor localizada ao redor da orelha ou região que pode se irradiar para o pescoço, mandíbula, dentes, leve ou moderado que é exacerbada pelo ato mastigatório. Esta dor é de origem muscular, articular ou mista. Ela inclui vários subgrupos de dores músculo-esqueléticas relacionadas à atividade mandibular, portanto, a denominação DTM engloba as condições dolorosas crônicas decorrentes dos músculos mastigatórios, das articulações temporo-mandibulares e das estruturas associadas. Na maioria das vezes o desarranjo interno é devido à sobre carga micro ou macro traumática da articulação com o comprometimento da musculatura da circunvizinhas. Este conceito sugere que o diagnóstico em DTM deve englobar além dos aspectos físicos, emocionais, comportamentais e sociais dos pacientes. Entre as causas secundárias temos: má oclusão dentária, artrite reumatóide, artrose, deslocamento do disco presente na articulação. Porém a principal causa é a síndrome miofascial dos músculos mastigatórios. Esta ocorre devido a uso repetitivo e não persistente da musculatura envolvida. A maioria dos pacientes com DTM tem bruxismo noturno (ranger de dentes a noite) com relação com distúrbios da esfera psicogênica, que regra geral se acompanham de cefaléia e dor no pescoço.





  • EBOOK GRÁTIS: Fisioterapia na Artrose do Quadril



  • Poste um Comentário

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.