Tratamentos da Fisioterapia na Fibromialgia







Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Tratamentos da Fisioterapia na Fibromialgia. Antes de começar a lê-lo, conheça o canal do Youtube clicando aqui!. Agora, vamos à leitura!



Algumas pessoas sentem dores em lugares específicos no corpo e fadigas constantes e nem se preocupam que pode ser alguma doença. O pior é que a pessoa pode estar sofrendo de fibromialgia.

Fibromialgia são dores crônicas e é considerada síndrome porque engloba uma série de manifestações, como dores generalizadas, fadiga, formigamento, indisposição, falta de flexibilidade pela manhã e dificuldades para dormir.

As causas dessa síndrome são desconhecidas, mas a mesma pode ser desencadeada por algum trauma grande, genética já que são muito comuns pessoas da mesma família, sedentarismo, depressão e etc.

Não tenha dúvidas de que ela é uma condição frustrante que pode ser difícil de diagnosticar e tratar. Muitas pessoas se beneficiam de uma combinação de tratamento médico e de estratégias de auto cuidado. Para nós, fisioterapeutas, o tratamento para fibromialgia pode ser feito com:

Exercícios de alongamento: promovem o relaxamento, a mobilidade e a flexibilidade muscular;
Hidroterapia: a água permite a realização de exercícios de maior amplitude, reduzindo a dor e a fadiga, melhorando a qualidade do sono;
Massagem: promove o relaxamento muscular, melhora a qualidade do sono, combate a fadiga e diminui a dor;
Aparelhos de eletroterapia: como TENS ou biofeedback, que podem ser utilizados para reduzir a dor nos pontos dolorosos da fibromialgia e melhorar a circulação local.

A fisioterapia pode ser realizada de 2 a 4 vezes por semana e o tratamento deve ser direcionado para o alívio dos sintomas que o indivíduo apresenta.  A fibromialgia tende a piorar algumas vezes e melhorar em outros períodos. Ela pode nunca desaparecer completamente, mas você pode se sentir melhor com o tratamento.

É importante lembrar que há outras ações que não podem ser dispensadas quando falamos em tratamento e que o fisioterapeuta pode ajudar, com instruções, como:

Reforce a importância de bons hábitos de sono. Ir para a cama e acorde na mesma hora todos os dias. Verifique se o quarto é silencioso, escuro e com uma temperatura confortável. Evite cafeína e álcool antes de deitar. Tente não cochilar durante o dia.
Fale sobre maneiras de reduzir o stress. Procure maneiras de simplificar a sua agenda. Reserve algum tempo todos os dias para relaxar. Tente meditação ou respiração profunda.
Destaque a importância da prática de exercícios físicos diariamente. Pode ser difícil pensar em se exercitar quando você não tem energia e sente dores. Mas o exercício é provavelmente a melhor coisa que você pode fazer por si mesmo.

Portanto, a Fisioterapia é uma importante aliada para quem tem Fibromialgia e quer melhorar a qualidade de vida.





  • EBOOK GRÁTIS: Fisioterapia na Artrose do Quadril



  • Poste um Comentário

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.