A osteoartrite é uma doença crônica caracterizada por dores e sensibilidade nas juntas e limitação de movimento. Até o momento, não há ...

Hidrocinesioterapia na Osteoartrose




Antes de ler esse post, inscreva-se na newsletter e receba notícias da Fisioterapia no seu email. Clique aqui


A osteoartrite é uma doença crônica caracterizada por dores e sensibilidade nas juntas e limitação de movimento. Até o momento, não há cura disponível. Existe apenas tratamento para aliviar os sintomas e para prevenir o avanço da doença. Exercícios aquáticos são exercícios realizados com as pessoas imersas em água, geralmente com a temperatura entre 32ºC a 36ºC.

A hidrocinesioterapia,  é a aplicação da água para fins terapêuticos, utilizando-se das propriedades físicas como agentes da terapia. As principais propriedades físicas da água são: densidade e gravidade específicas, pressão hidrostática, empuxo, tensão superficial, viscosidade, metacentro, turbulência, fricção e refração, todas estas propriedades influenciam no tratamento.

Os efeitos terapêuticos incluem o alívio da dor, relaxamento e fortalecimento muscular. Exercícios em piscina aquecida reduzem as chances de microtraumas, pois os movimentos são lentos e há uma falta de forças excêntricas, além disso, as mudanças fisiológicas que são consequência da imersão em água aquecida, ajudam a reduzir a dor percebida e aumentam a facilidade no movimento.

Os movimentos na água são geralmente associados ao objetivo terapêutico, com a normalização de amplitudes de movimento, força e tônus muscular.

Um corpo imerso em água aquecida, sofre estímulos diversos, que desencadeiam efeitos terapêuticos tais como: melhora da capacidade funcional dos músculos e articulações, melhora da coordenação, equilíbrio, postura e dor.

A terapia aquática oferece inúmeros benefícios: melhora da imagem corporal, desenvolvimento da independência, melhora das condições físicas, auto confiança, melhora da auto disciplina e oportunidade para auto expressão e criatividade.

Por esses motivos expostos acima, há estudos evidenciando que a hidrocinesioterapia é utilizada para a osteoartrite porque faz efeito em vários aspectos.

Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter



Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Indicação de Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Poste um Comentário

0 comentários:

Faça Fisioterapia