Hidrocinesioterapia na Osteoartrose







Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Hidrocinesioterapia na Osteoartrose. Antes de começar a lê-lo, conheça o canal do Youtube clicando aqui!. Agora, vamos à leitura!



A osteoartrite é uma doença crônica caracterizada por dores e sensibilidade nas juntas e limitação de movimento. Até o momento, não há cura disponível. Existe apenas tratamento para aliviar os sintomas e para prevenir o avanço da doença. Exercícios aquáticos são exercícios realizados com as pessoas imersas em água, geralmente com a temperatura entre 32ºC a 36ºC.

A hidrocinesioterapia,  é a aplicação da água para fins terapêuticos, utilizando-se das propriedades físicas como agentes da terapia. As principais propriedades físicas da água são: densidade e gravidade específicas, pressão hidrostática, empuxo, tensão superficial, viscosidade, metacentro, turbulência, fricção e refração, todas estas propriedades influenciam no tratamento.

Os efeitos terapêuticos incluem o alívio da dor, relaxamento e fortalecimento muscular. Exercícios em piscina aquecida reduzem as chances de microtraumas, pois os movimentos são lentos e há uma falta de forças excêntricas, além disso, as mudanças fisiológicas que são consequência da imersão em água aquecida, ajudam a reduzir a dor percebida e aumentam a facilidade no movimento.

Os movimentos na água são geralmente associados ao objetivo terapêutico, com a normalização de amplitudes de movimento, força e tônus muscular.

Um corpo imerso em água aquecida, sofre estímulos diversos, que desencadeiam efeitos terapêuticos tais como: melhora da capacidade funcional dos músculos e articulações, melhora da coordenação, equilíbrio, postura e dor.

A terapia aquática oferece inúmeros benefícios: melhora da imagem corporal, desenvolvimento da independência, melhora das condições físicas, auto confiança, melhora da auto disciplina e oportunidade para auto expressão e criatividade.

Por esses motivos expostos acima, há estudos evidenciando que a hidrocinesioterapia é utilizada para a osteoartrite porque faz efeito em vários aspectos.




  • EBOOK GRÁTIS: Fisioterapia na Artrose do Quadril



  • Poste um Comentário

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.