Incômodos constantes, fadiga e rigidez muscular faz parte do cotidi...

Fibromialgia: musculação pode ajudar contra a doença




Antes de ler esse post, inscreva-se na newsletter e receba notícias da Fisioterapia no seu email. Clique aqui

Incômodos constantes, fadiga e rigidez muscular faz parte do cotidiano de quem tem fibromialgia, até porque ainda não existe um tratamento realmente efetivo para silenciá-la. Mas uma revisão do Instituto Cochrane revela que visitar a academia pode ao menos diminuir várias de suas terríveis manifestações.

Após interpretar dados de cinco pesquisas, os cientistas notaram que levantar peso de duas a três vezes por semana resulta em uma melhora geral na qualidade de vida dos pacientes. Esse tipo de atividade deixa a pessoa mais resistente às dores e ainda reduz a ansiedade e a depressão, consequências típicas da doença. Mas a prática deve ser feita com moderação. O excesso de qualquer prática esportiva tende a piorar as dores típicas da fibromialgia. Para não se arrepender depois, o ideal é começar com pesos bem leves e, orientado por um especialista, aumentar a intensidade aos poucos.

As vantagens da musculação

Diminuição do nível do incômodo
Os voluntários que suavam a camisa reportavam, em uma escala de 0 a 10, sentir dois pontos a menos de dor do que os sedentários.

Menos regiões doloridas
Segundo o artigo, quem malha tem um número menor de áreas do corpo hipersensibilizadas.

Ganho de força e autonomia
Por deixarem a musculatura em forma, os exercícios resistidos facilitam diversas tarefas do dia a dia.

Bem-estar
Afora contornar os efeitos do distúrbio, as atividades físicas liberam, no cérebro, substâncias que trazem a sensação de prazer.

Conheça o Musculação Funcional e Tradicional - Express. É um método de treinamento para ajudar profissionais a planejarem seus treinos de musculação, entregando mais resultados para seus clientes em mesmos tempo, e com treinos curtos e intensos. Saiba mais clicando aqui! 😁

Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter



Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Indicação de Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Poste um Comentário

0 comentários:

Faça Fisioterapia