O que é Pseudoatrose?


>



Pseudoartrose é a não consolidação de uma fratura e também pode ser definida como falsa articulação. Ela se caracteriza  pela falta de consolidação óssea em relação a uma fratura ou mesmo a uma artrose.

Para chegarmos na pseudoartrose, precisamos diferenciar o que é artrose e o que é pseudoartrose, pois são problemas distintos e requerem tratamento diferenciado.

E para que o assunto fique ainda mais claro, é preciso, antes de mais nada, esclarecer outra nomenclatura que dá margem a enganos por parte de pessoas leigas: artrite e artrose, que muitas vezes são nomeadas indistintamente.

Embora a artrite e a artrose sejam doenças diferentes, elas são facilmente confundidas, uma com a outra. Há duas razões para tanto: em primeiro lugar, seus nomes são muito parecidos. Em segundo lugar, ambas estão ligadas a problemas relacionados com as articulações. Mas o que é a artrite e o que é a artrose? A Sociedade Brasileira de Reumatologia explica:

Artrite - Quando existe uma inflamação nas articulações, chamamos a essa enfermidade de artrite.

Artrose - Quando as articulações sofrem um desgaste, estamos então diante de um caso de artrose.

A pseudoartrose não é uma doença rara, embora não seja tão conhecida da população. Ao contrário, ela é bastante comum e é alvo de inúmeros estudos na área científica, entre eles, por exemplo, a deficiência femoral proximal, que é dividida em vários tipos. No Tipo A de deficiência femoral proximal, segundo a classificação de Aitken, verificou-se que o osso se encontra acentuadamente angulado, podendo haver uma pseudoartrose. No Tipo B da classificação de Boyd (tíbia - displásica), ocorre com um encurvamento anterior. A fratura ocorre espontaneamente ou após um trauma mínimo antes dos dois anos de idade. As extremidades ósseas no foco da pseudoartrose são atróficas, lembrando uma ampulheta. Associada a manchas "café-com-leite", estigma de neurofibromatose. Em geral, a fíbula também está comprometida. Este tipo é o mais comum e também o de prognóstico menos favorável que em outros tipos de deformidade congênita, entre os quais se encontra o pé torto, este com bom prognóstico.

Na pseudoartrose da coluna lombar, há um estudo de John M. Larsen, MD, que indica que o melhor método de prevenção é o diagnóstico correto para indicação de cirurgia e uma técnica cirúrgica bastante criteriosa.

O que é Pseudoatrose? O que é Pseudoatrose? Revisado by Faça Fisioterapia on 12:43 Nota: 5

Nenhum comentário