Saiba mais sobre cistos sinoviais







Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Saiba mais sobre cistos sinoviais. Antes de começar a lê-lo, conheça o canal do Youtube clicando aqui!. Agora, vamos à leitura!

Os cistos sinoviais são nódulos firmes cheios de fluido sinovial que podem aparecer de forma repentina junto a articulações, especialmente nas mãos e punhos. 

Estes cistos crescem a partir de tecidos normais originados das articulações e das bainhas sinoviais dos tendões e podem variar no tamanho, desde quase imperceptíveis a nódulos volumosos e deformantes.

Leia também

Tabagismo e doenças pulmonares

Sinóvia é o nome dado ao tecido que recobre as juntas e os tendões. Este tecido produz um fluido espesso que lubrifica as articulações e os tendões. Um defeito neste processo pode provocar a produção de líquido sinovial fora do sítio apropriado.
Conforme o cisto enche com fluido sinovial ele aumenta de volume e fica aparente com o aspecto de um nódulo. Apesar de serem relativamente freqüentes e crescerem rapidamente eles não se espalham e não se comportam como câncer e não são destrutivos localmente. Podem inclusive desaparecer espontaneamente em alguns casos.

SINTOMAS:

Muitas vezes os cistos sinoviais são dolorosos, especialmente quando está se formando. As dores e o volume do cisto podem aumentar quando há maior uso da mão. Movimentos de preensão e flexão-extensão do punho provocam piora da dor.
Os cistos podem surgir em qualquer lugar da mão, mas costumam aparecer na região dorsal ou palmar do punho e na face palmar da base dos dedos.

DIAGNÓSTICO:

O diagnóstico é feito pelo exame médico especializado e usualmente é confirmado através de ultra-sonografia da região afetada.
Nos cistos assintomáticos a simples observação, sem nenhum tratamento adicional costuma ser a primeira opção de tratamento.

TRATAMENTO:


Nos casos dolorosos, pode-se tentar a aspiração do fluido sinovial e a injeção de corticóides localmente. Este tratamento provoca melhora transitório da maioria dos pacientes, mas há chance elevada de recidiva do cisto em poucos meses.
Nos casos claramente sintomáticos o tratamento de escolha é a remoção cirúrgica do cisto. Neste caso, além de ressecar o cisto deve-se retirar a origem do tecido que produz o líquido sinovial, o qual é identificado durante a cirurgia através do pedículo que conecta a bolsa sinovial e a área articular de onde é produzido o fluido.
A cirurgia pode ser feita por via aberta ou artroscópica, de acordo com a preferência do cirurgião.



  • EBOOK GRÁTIS: Fisioterapia na Artrose do Quadril



  • Poste um Comentário

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.