5 perguntas e respostas sobre a Artrite Reumatóide Juvenil







Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre 5 perguntas e respostas sobre a Artrite Reumatóide Juvenil. Antes de começar a lê-lo, conheça o canal do Youtube clicando aqui!. Agora, vamos à leitura!



A artrite reumatóide juvenil ou artrite crônica juvenil é uma doença auto-imune, produzida pelo sistema imunológico da criança. As células de defesa, que normalmente são formadas para defender o organismo das infecções ou das agressões externas, passam a agredi-lo. A criança apresenta artrite em uma ou mais articulações. É uma doença inflamatória crônica que não é fatal mas caso não seja tratada precocemente, pode acarretar prejuízos permanentes que podem variar desde uma discreta dificuldade para se abaixar até a impossibilidade de fazer a sua higiene pessoal e tornar-se totalmente dependente da família.

Como os órgãos são afetados?

A doença pode afetar as articulações, pele, fígado, baço, olhos, pericárdio e pleura.

As articulações podem apresentar inchaço, calor, vermelhidão, dor e a criança ter dificuldade para fazer os movimentos. Essas alterações ocorrem em apenas uma ou em várias articulações. Inicialmente, a artrite pode atingir poucas articulações e na sua evolução, outras podem ser comprometidas.

Em algumas crianças, a doença inicia com febre, erupção na pele, aumento dos gânglios, aumento do fígado e do baço, inflamação do pericárdio que envolve o coração e da pleura que envolve o pulmão; a artrite aparece somente após as primeiras semanas. Nestes casos, é comum as crianças apresentarem dificuldade para levantar da cama ou iniciar a andar após ficarem sentadas por muito tempo, como nas salas de aula.

[sobe]

Quais são as causas da doença?

As causas da artrite reumatóide juvenil são desconhecidas. Sabe-se apenas que infecções, traumas físicos e estresse emocional podem desencadeá-la. Por outro lado, existe a predisposição familiar. Não é qualquer criança que irá apresentar a artrite reumatóide juvenil, mas apenas aquelas que tem a tendência para apresentá-la, ou o que chamamos de susceptibilidade genética.

[sobe]

Quais são os sintomas da doença?

Principalmente o inchaço articular associado ou não a dor, calor local, dificuldade de movimentação e, raramente, vermelhidão. Isso poderá ocorrer em uma ou em várias articulações, juntas ou sucessivamente.

A doença pode se apresentar de três maneiras diferentes: algumas crianças têm comprometimento de uma a quatro articulações (são chamadas de pauciarticular), outras apresentam comprometimento de 5 ou mais articulações (são chamadas de poliarticular) e uma pequena parcela apresenta as manifestações sistêmicas como febre, mancha na pele, aumento dos gânglios, do fígado e do baço e a artrite aparecer somente semanas ou meses após o começo desse quadro (são chamadas de sistêmicas).

A febre que algumas destas crianças apresentam é bastante característica. Costuma ser alta, em torno de 39 a 40° C, geralmente aparece só uma vez ao dia, no final da tarde, e costuma desaparecer com o uso de antitérmicos, para retornar no dia seguinte. Durante o pico febril, a criança fica bastante caída, porém com a diminuição da temperatura ela volta a ser ativa como antes. Outro dado que deve chamar a atenção para esta doença é que a erupção cutânea aparece ou fica mais intensa durante o pico de febre.

Alguns pacientes, especialmente meninas, que apresentam o comprometimento de poucas articulações (pauciarticular) podem ter comprometimento ocular (inflamação) chamado de iridociclite crônica, que, geralmente, não dá sintomas e deverá ser detectada pelo oftalmologista através de um exame denominado de biomicroscopia. Se não for diagnosticada e tratada precocemente, esta inflamação poderá evoluir com complicações, inclusive prejuízo ou perda da visão.

[sobe]

Quais são as conseqüências da doença?

A artrite reumatóide juvenil não é uma doença fatal, a mortalidade é baixa. Entretanto, pode acarretar prejuízos permanentes muito importantes para a criança. Se o paciente não for tratado adequadamente e precocemente, pode evoluir com limitações e incapacitações para toda a vida, cuja extensão dependerá do tipo e intensidade do comprometimento articular. As limitações podem variar desde uma discreta dificuldade para se abaixar até a impossibilidade de fazer a sua higiene pessoal e tornar-se totalmente dependente da família.


  • EBOOK GRÁTIS: Fisioterapia na Artrose do Quadril



  • Poste um Comentário

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.