Osteoporose é doença que também pode atingir homens







Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Osteoporose é doença que também pode atingir homens. Antes de começar a lê-lo, conheça o canal do Youtube clicando aqui!. Agora, vamos à leitura!



Apesar de ter uma incidência bem maior nas mulheres (cerca de três vezes maior que nos homens), a osteoporose também atinge o sexo forte. Os índices da doença mostram que tem aumentado o número de homens com a osteoporose. Isso se dá tanto por conta do histórico familiar e pela andropausa, como por hábitos inadequados, como o sedentarismo, pouca ingestão de alimentos ricos em cálcio, falta da prática de exercícios físicos e outras doenças associadas.

A Pesquisa Firme e Forte Osteoporose 2012 mostrou que apenas 37% da população geral têm a percepção de que a osteoporose é uma doença que afeta os homens e as mulheres da mesma forma, sendo que a maioria dos brasileiros – mais de 50% – acredita que a doença atinge apenas mulheres com mais de 60 anos de idade.

A grande diferença para os homens é que, ao contrário do estrogênio, que diminui bruscamente, a testosterona, hormônio que também protege contra o desgaste ósseo, é reduzida gradativamente com a idade. Entretanto, de acordo com o reumatologista Nilton Salles “a falta de hormônio sexual para o homem – o hipogonadismo – além de afetar a qualidade do osso, prejudica sua vida sexual, interferindo na libido, na função sexual, na força muscular entre outros”.

Os homens desenvolvem a doença, geralmente, após os 65 anos de idade. “Neles, a osteoporose tem origem multifatorial como a idade, alcoolismo, tratamentos prolongados com corticosteroides, falta de testosterona, dieta pobre em cálcio, deficiência de vitamina D, entre outros fatores”, comenta o professor de reumatologia da Universidade Federal do Paraná, Sebastião Cezar Radominski. Mas, além dessas, há também motivos que desencadeiam na doença como inflamações crônicas, distúrbios renais e artrite reumatoide, que exige a ingestão de medicamentos como a cortisona

Em relação à insuficiência renal crônica ocorre um prejuízo à mineralização óssea. “Em ambos os casos a qualidade do osso é ruim”. O reumatologista Leandro Parmigiani, completa dizendo que “as doenças crônicas e distúrbios renais implicam em uso de medicações constantemente e há drogas que estão associadas à perda de massa óssea”.

O especialista conta ainda que, quando comparadas com as mulheres, as fraturas que ocorrem nos homens por conta da doença têm uma maior taxa de mortalidade. Para prevenir a osteoporose, o ideal é consultar um especialista, realizar o exame de densitometria óssea, não fumar e nem ingerir bebidas alcoólicas em excesso, além de apostar nos alimentos ricos em cálcio e praticar exercícios físicos com frequência.


  • EBOOK GRÁTIS: Fisioterapia na Artrose do Quadril



  • Poste um Comentário

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.