Doenças Reumáticas Infantis e Juvenis


>





Uma doença reumática crónica (DRC) na criança ou no adolescente pode ser uma surpresa para o próprio e para todos os que directamente com ele contactam (pais, familiares, amigos e professores).

Dúvidas iniciais

Diversas questões poderão ser colocadas:
porquê uma criança com Doença Reumática Crónica ?
será isto possível nos mais jovens ?
porquê no meu filho ?
os irmãos também vão ter a mesma doença ?
o meu aluno tem uma Doença Reumática Crónica !?
o médico não estará enganado ?
não serão dores de crescimento? Carreque aqui para mais informação
existem exames que possam confirmar a doença ?

Estas são habitualmente as primeiras dúvidas que assaltam os pais, familiares, amigos e professores de crianças com DRC, das quais as artrites idiopáticas juvenis são as mais frequentes.

Em qualquer país do Mundo, cerca de 1 em cada 1.000 crianças sofre de DRC, que poderá ter início em qualquer idade, mesmo no 1º ano de vida, contrariamente a noções difundidas que as atribuem exclusivamente aos idosos.

Na maioria dos casos não são conhecidas as causas que levam ao aparecimento destas doenças, e a razão de apenas algumas crianças serem afectadas e outras não. Embora exista uma certa predisposição familiar em algumas destas doenças, é excepcional a ocorrência de outros casos nos irmãos.

As DRC são numerosas e apresentam-se de formas muito diversas: febre, manchas na pele, desinteresse pela brincadeira para além das manifestações articulares (que podem não estar presentes durante os primeiros meses da doença).

São poucas as DRC em que os exames (análises, radiografias, TAC, ressonância nuclear magnética) permitem fazer o diagnóstico. Na grande maioria dos casos este é feito pelo interrogatório e observação cuidadosos da criança, e sem necessidade de recurso a exames sofisticados.

Para a confirmação do diagnóstico é por vezes necessário aguardar alguns meses.
As DRC têm tratamento ?
têm cura ?

Apesar da evolução poder ser imprevisível, e não existam certezas quanto à cura de algumas destas doenças, poderão utilizar-se várias opções de tratamentos eficazes. Dum modo geral poderá dizer-se que, quando bem tratadas, cerca de 50% das crianças com DRC atingirão a idade adulta sem limitações articulares significativas ou mesmo curadas.
Doenças Reumáticas Infantis e Juvenis Doenças Reumáticas Infantis e Juvenis Revisado by Faça Fisioterapia on 07:47 Nota: 5

Nenhum comentário