Fisioterapia na Fibromialgia










Fibromialgia é uma síndrome reumática de etiologia des conhecida, que acomete predominantemente mulheres, ca racterizada por dor musculoesquelética difusa e crônica, além de sítios anatômicos específicos dolorosos à palpação, chamados de tender points. Freqüentemente, estão asso ciados outros sintomas, como a fadiga, distúrbios do sono, rigidez matinal e distúrbios psicológicos, como a ansieda de e depressão

Os exercícios terapêuticos constituem o principal recurso na Fisioterapia para promover a melhora da função física. A grande variedade de exercícios benéficos existentes no tratamento de pacientes com fibromialgia demonstra o im portante papel que estes desempenham na melhora da quali dade de vida dos pacientes, especialmente quando são respeitados os limites de dor e esforço e, se alcançada a aderência ao programa de exercícios, os ganhos podem ser considerá veis a longo prazo.

A dor é o principal sintoma da fibromialgia e o seu controle é um dos grandes objetivos do tratamento fisioterapêutico. Além do benefício dos exercícios, outros recursos fisioterapêuticos também são citados na literatura. O uso do TENS como um recurso para melhorar a sensibilidade dolorosa dos tender points associado a um programa de exercícios de alongamento muscular em pacientes com fibromialgia se faz necessário.

O biofeedback tem sido um recurso utilizado para ensi nar técnicas de relaxamento para os pacientes com fibro mialgia.

A terapia manual pode ser um recurso importante no tra tamento da fibromialgia, dadas as propriedades fisiológicas e psicológicas e maior interação entre o fisioterapeuta e o paciente. 

A crioterapia é um recurso fisioterapêutico também utili zado para analgesia. Em um estudo de Metzger et al., foi utilizada uma técnica pouco comum de crioterapia, que é a sua aplicação no corpo todo, e não somente em um segmento corporal, com o auxílio de uma câmara fechada com ar frio. A analgesia foi obtida ao longo da aplicação, durando cerca de 90 minutos. Os autores ressaltam a im portância da crioterapia como coadjuvante do tratamento da fibromialgia, dada sua eficácia a curto prazo. Os recursos fisioterapêuticos utilizados são, em sua maio ria, eficientes a curto prazo, estando sua utilização mais voltada para o auxílio do tratamento da fibromialgia. Po rém, associados a programas de exercícios podem contribuir para a melhora da sintomatologia dos fibromiálgicos.

Uma vez que os pacientes com fibromialgia apresentam, comumente, uma grande diversidade de sintomas, alguns trabalhos visam estudar a importância de uma abordagem conjunta de diferentes profissionais de saúde, com o objeti vo de encontrar alívio dos sintomas

A fisioterapia não deve ser somente um meio de alívio da dor, mas também de restauração da função e de estilos de vida funcionais, promovendo o bem-estar e a qualidade de vida dos pacientes com fibromialgia. É importante que o paciente seja um elemento ativo em seu tratamento e que metas mútuas sejam estabeleci das entre o fisioterapeuta e o paciente logo no início do tratamento. Os programas de exercícios físicos promovem os maio res ganhos na diminuição do impacto dos sintomas da fi bromialgia na vida dos pacientes. O tipo, a intensidade e a duração desses programas são variados, dificultando a sua comparação. Os exercícios de baixa intensidade, ou aqueles em que o paciente é capaz de identificar o limite de seu esforço e dor, parecem ser os mais efetivos. Além disso, a aderência aos programas de exercícios é a melhor maneira de se prolongarem os ganhos terapêuticos. A literatura faz referência a outros recursos fisioterapêuticos, como a TENS e o biofeedback, que desempenham um papel mais parcial, pois mostram efeitos somente a curto prazo.

Assim, a importância de um trabalho multidisciplinar e educativo no qual os profissionais de saúde, e entre eles o fisioterapeuta, se proponham a informar e instruir corretamente seus pacientes. Assim, a fisioterapia pode auxiliar no tratamento da fibromialgia, promovendo a melhora da dor e do impacto dos outros sintomas, restabelecendo a capacidade física, man tendo a funcionalidade e promovendo a melhora da quali dade de vida dos pacientes.


Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Tenho indicações para você apofundar seus estudos em Cardiologia. Espia só:
  • Sistema Cardiovascular: anatomia e fisiologia
  • Curso de Eletrocardiograma Básico
  • Drive Virtual de Fisioterapia na Cardiologia
  • Curso Online de Fisioterapia Aplicada à Cardiologia


  • Poste um Comentário

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.