Fisioterapia na Fibromialgia







Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Fisioterapia na Fibromialgia. Antes de começar a lê-lo, conheça o canal do Youtube clicando aqui!. Agora, vamos à leitura!




Fibromialgia é uma síndrome reumática de etiologia des conhecida, que acomete predominantemente mulheres, ca racterizada por dor musculoesquelética difusa e crônica, além de sítios anatômicos específicos dolorosos à palpação, chamados de tender points. Freqüentemente, estão asso ciados outros sintomas, como a fadiga, distúrbios do sono, rigidez matinal e distúrbios psicológicos, como a ansieda de e depressão

Os exercícios terapêuticos constituem o principal recurso na Fisioterapia para promover a melhora da função física. A grande variedade de exercícios benéficos existentes no tratamento de pacientes com fibromialgia demonstra o im portante papel que estes desempenham na melhora da quali dade de vida dos pacientes, especialmente quando são respeitados os limites de dor e esforço e, se alcançada a aderência ao programa de exercícios, os ganhos podem ser considerá veis a longo prazo.

A dor é o principal sintoma da fibromialgia e o seu controle é um dos grandes objetivos do tratamento fisioterapêutico. Além do benefício dos exercícios, outros recursos fisioterapêuticos também são citados na literatura. O uso do TENS como um recurso para melhorar a sensibilidade dolorosa dos tender points associado a um programa de exercícios de alongamento muscular em pacientes com fibromialgia se faz necessário.

O biofeedback tem sido um recurso utilizado para ensi nar técnicas de relaxamento para os pacientes com fibro mialgia.

A terapia manual pode ser um recurso importante no tra tamento da fibromialgia, dadas as propriedades fisiológicas e psicológicas e maior interação entre o fisioterapeuta e o paciente. 

A crioterapia é um recurso fisioterapêutico também utili zado para analgesia. Em um estudo de Metzger et al., foi utilizada uma técnica pouco comum de crioterapia, que é a sua aplicação no corpo todo, e não somente em um segmento corporal, com o auxílio de uma câmara fechada com ar frio. A analgesia foi obtida ao longo da aplicação, durando cerca de 90 minutos. Os autores ressaltam a im portância da crioterapia como coadjuvante do tratamento da fibromialgia, dada sua eficácia a curto prazo. Os recursos fisioterapêuticos utilizados são, em sua maio ria, eficientes a curto prazo, estando sua utilização mais voltada para o auxílio do tratamento da fibromialgia. Po rém, associados a programas de exercícios podem contribuir para a melhora da sintomatologia dos fibromiálgicos.

Uma vez que os pacientes com fibromialgia apresentam, comumente, uma grande diversidade de sintomas, alguns trabalhos visam estudar a importância de uma abordagem conjunta de diferentes profissionais de saúde, com o objeti vo de encontrar alívio dos sintomas

A fisioterapia não deve ser somente um meio de alívio da dor, mas também de restauração da função e de estilos de vida funcionais, promovendo o bem-estar e a qualidade de vida dos pacientes com fibromialgia. É importante que o paciente seja um elemento ativo em seu tratamento e que metas mútuas sejam estabeleci das entre o fisioterapeuta e o paciente logo no início do tratamento. Os programas de exercícios físicos promovem os maio res ganhos na diminuição do impacto dos sintomas da fi bromialgia na vida dos pacientes. O tipo, a intensidade e a duração desses programas são variados, dificultando a sua comparação. Os exercícios de baixa intensidade, ou aqueles em que o paciente é capaz de identificar o limite de seu esforço e dor, parecem ser os mais efetivos. Além disso, a aderência aos programas de exercícios é a melhor maneira de se prolongarem os ganhos terapêuticos. A literatura faz referência a outros recursos fisioterapêuticos, como a TENS e o biofeedback, que desempenham um papel mais parcial, pois mostram efeitos somente a curto prazo.

Assim, a importância de um trabalho multidisciplinar e educativo no qual os profissionais de saúde, e entre eles o fisioterapeuta, se proponham a informar e instruir corretamente seus pacientes. Assim, a fisioterapia pode auxiliar no tratamento da fibromialgia, promovendo a melhora da dor e do impacto dos outros sintomas, restabelecendo a capacidade física, man tendo a funcionalidade e promovendo a melhora da quali dade de vida dos pacientes.




  • EBOOK GRÁTIS: Fisioterapia na Artrose do Quadril



  • Poste um Comentário

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.