Artrite reumatóide na mão







Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Artrite reumatóide na mão. Antes de começar a lê-lo, conheça o canal do Youtube clicando aqui!. Agora, vamos à leitura!

http://www.roche.pt/files/image/diagnostico/artrite.jpg

Artrite significa "articulação inflamada". Uma articulação normal é constituída de duas superfícies ósseas cobertas por cartilagem que se "encaixam" e se movem naturalmente uma "contra" a outra. A Artrite ocorre quando por algum motivo essas superfícies se tornam irregulares e não mais se "encaixam" ou se articulam naturalmente e desgastam-se. A Artrite pode atingir qualquer articulação do corpo mas é mais perceptível quando acomete as mãos ou os punhos. As formas mais comuns de Artrite na mão são a Osteoartrose primária, Osteoartrose pós traumática e Artrite Reumatóide. Outras causas de Artrite na mão são infecção, Gota e Psoríase.


Artrite Reumatóide na Mão

A Artrite Reumatóide afeta as células que lubrificam as articulações(tecido sinovial). Essa é uma condição sistêmica, o que significa que pode acometer múltiplas articulações, geralmente em ambos os lados do corpo. O tecido sinovial torna-se inflamado, aumenta de volume e desgasta a cartilagem e o osso. O tecido "inchado" pode provocar o estiramento dos ligamentos que são estruturas que mantém os ossos alinhados. Isso resulta em deformidade e instabilidade. A inflamação também pode acometer os tendões, provocando estiramento ou rotura dos mesmos. É uma doença que comumente afeta os punhos, as articulações MF(metacarpo-falangeanas) e IFP(interfalangeana-proximal), poupando as articulações IFD(interfalangeana-distal).

Quadro Clínico da Artrite Reumatóide na Mão

Rigidez, edema(inchaço) e dor são sintomas comuns em todas as formas de artrite nas mãos. Na Artrite Reumatóide algumas articulações podem estar mais "inchadas" que outras. Podemos observar ainda:
- uma tumoração macia no dorso da mão que se move junto com os tendões que esticam os dedos
- Um desvio na posição dos dedos, afastando-se da direção do polegar
- "Inchaço" dos tendões que dobram os dedos, resultado numa crepitação e dificuldade em dobrar e esticar os dedos. Também é possível o aparecimento de "dormência" nos dedos.
- Rotura dos tendões com perda da capacidade de esticar ou dobrar os dedos.
- Articulações instáveis ou "sem firmeza".
- Deformidades no aspecto dos dedos

Diagnóstico

O quadro clínico leva o médico a suspeitar fortemente do diagnóstico que poderá ser confirmado por exames de sangue.

Tratamento

O tratamento tem como objetivo o alívio da dor e a restauração da função. Todos os pacientes devem ser acompanhados por um Reumatologista. Algumas medicações podem ser utilizadas com esta finalidade e é o Reumatologista quem prescreverá e monitorará essas substâncias.

O Cirurgião da Mão também poderá encaminhar o paciente a um Terapeuta da Mão para a realização de exercícios, órteses, modalidades como a parafina e orientações para como usar as mãos e proteger as articulações.

Infelizmente não há cura para a Artrite Reumatóide, mas alguns procedimentos cirúrgicos podem ajudar a corrigir deformidades, aliviar a dor e melhorar a função da mão. O tratamento ideal envolve uma equipe multidisciplinar da qual fazem parte o Reumatologista, o Cirurgião da Mão, o Terapeuta da Mão e o próprio paciente. É muito importante que a intervenção cirúrgica seja realizada no momento apropriado para reequilibrar a mão e preservar as articulações o máximo possível, tentando evitar assim o desenvolvimento de deformidades mais graves.



  • EBOOK GRÁTIS: Fisioterapia na Artrose do Quadril



  • Poste um Comentário

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.