Artrite reumatóide na mão







http://www.roche.pt/files/image/diagnostico/artrite.jpg

Artrite significa "articulação inflamada". Uma articulação normal é constituída de duas superfícies ósseas cobertas por cartilagem que se "encaixam" e se movem naturalmente uma "contra" a outra. A Artrite ocorre quando por algum motivo essas superfícies se tornam irregulares e não mais se "encaixam" ou se articulam naturalmente e desgastam-se. A Artrite pode atingir qualquer articulação do corpo mas é mais perceptível quando acomete as mãos ou os punhos. As formas mais comuns de Artrite na mão são a Osteoartrose primária, Osteoartrose pós traumática e Artrite Reumatóide. Outras causas de Artrite na mão são infecção, Gota e Psoríase.


Artrite Reumatóide na Mão

A Artrite Reumatóide afeta as células que lubrificam as articulações(tecido sinovial). Essa é uma condição sistêmica, o que significa que pode acometer múltiplas articulações, geralmente em ambos os lados do corpo. O tecido sinovial torna-se inflamado, aumenta de volume e desgasta a cartilagem e o osso. O tecido "inchado" pode provocar o estiramento dos ligamentos que são estruturas que mantém os ossos alinhados. Isso resulta em deformidade e instabilidade. A inflamação também pode acometer os tendões, provocando estiramento ou rotura dos mesmos. É uma doença que comumente afeta os punhos, as articulações MF(metacarpo-falangeanas) e IFP(interfalangeana-proximal), poupando as articulações IFD(interfalangeana-distal).

Quadro Clínico da Artrite Reumatóide na Mão

Rigidez, edema(inchaço) e dor são sintomas comuns em todas as formas de artrite nas mãos. Na Artrite Reumatóide algumas articulações podem estar mais "inchadas" que outras. Podemos observar ainda:
- uma tumoração macia no dorso da mão que se move junto com os tendões que esticam os dedos
- Um desvio na posição dos dedos, afastando-se da direção do polegar
- "Inchaço" dos tendões que dobram os dedos, resultado numa crepitação e dificuldade em dobrar e esticar os dedos. Também é possível o aparecimento de "dormência" nos dedos.
- Rotura dos tendões com perda da capacidade de esticar ou dobrar os dedos.
- Articulações instáveis ou "sem firmeza".
- Deformidades no aspecto dos dedos

Diagnóstico

O quadro clínico leva o médico a suspeitar fortemente do diagnóstico que poderá ser confirmado por exames de sangue.

Tratamento

O tratamento tem como objetivo o alívio da dor e a restauração da função. Todos os pacientes devem ser acompanhados por um Reumatologista. Algumas medicações podem ser utilizadas com esta finalidade e é o Reumatologista quem prescreverá e monitorará essas substâncias.

O Cirurgião da Mão também poderá encaminhar o paciente a um Terapeuta da Mão para a realização de exercícios, órteses, modalidades como a parafina e orientações para como usar as mãos e proteger as articulações.

Infelizmente não há cura para a Artrite Reumatóide, mas alguns procedimentos cirúrgicos podem ajudar a corrigir deformidades, aliviar a dor e melhorar a função da mão. O tratamento ideal envolve uma equipe multidisciplinar da qual fazem parte o Reumatologista, o Cirurgião da Mão, o Terapeuta da Mão e o próprio paciente. É muito importante que a intervenção cirúrgica seja realizada no momento apropriado para reequilibrar a mão e preservar as articulações o máximo possível, tentando evitar assim o desenvolvimento de deformidades mais graves.

Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Tenho indicações para você apofundar seus estudos em Cardiologia. Espia só:
  • Sistema Cardiovascular: anatomia e fisiologia
  • Curso de Eletrocardiograma Básico
  • Drive Virtual de Fisioterapia na Cardiologia
  • Curso Online de Fisioterapia Aplicada à Cardiologia


  • Poste um Comentário

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.