Terapias Manuais e a Artrose







Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Terapias Manuais e a Artrose. Antes de começar a lê-lo, conheça o canal do Youtube clicando aqui!. Agora, vamos à leitura!

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhkfc0EdldeAeBa1eDht6-xrP6_hyphenhyphen1FCSNLiOrqAjZzEsBtCidh8RGoUY8mSBwjTVOJdgk3Wh6cPoX99KXOY1H-BQXgLlNqoCLRL6m7loBBpv30jGLBpA-6777Hdj1jPt_ICNJrrUuGvv5t/s400/massagista+homem.jpg

Não é novidade para ninguém que as terapias manuais são aliadas da Fisioterapia para o tratamento das mais varias doenças. E nao seria diferente cm a artrose, uma doença que aparece (E MUITO!) nos consultórios e clínicas de fisioterapia localizadas Brasil afora. 

Acesse o Faça Fisioterapia

Antes de falar das terapias manuais, vamos falar da artrose. A artrose é a destruição progressiva dos tecidos que compõem a articulação, em particular a cartilagem, fazendo com que o paciente sinta dores, deformações e limitação nos movimentos. Todas as articulações podem ser afetadas, principalmente, joelhos, pés, coluna e os ombros. Estudos americanos apontam que mais de 50 milhões de pessoas apresentam a enfermidade e que é a doença reumática que mais prevalente entre as mulheres com mais de 65 anos de idade. Estima-se que 4% da população brasileira apresentem artrose.A doença é a quarta no ranking das aposentadorias por invalidez segundo os dados da previdência social brasileira.

Se formos pensar no tratamento dela, muitos tratamentos para artrose envolvem uma combinação de técnicas que levam em consideração as necessidades, o estilo de vida e a saúde do paciente.O objetivo é sempre controlar a dor para que esse paciente possa levar uma vida sem tantas limitações. A fisioterapia deve ser feita logo no início da descoberta da doença, porque atua na diminuição da dor, diminuição da inflamação,aumento da flexibilidade, melhorando a qualidade de vida.

Por se tratar de uma doença crônica que leva a uma incapacidade funcional o tratamento deve ser multidisciplinar e indivdual, ja que cada pessoa tem a sua característica.

Articulações mais afetadas pela artrose

Mãos- Mulheres têm maior probabilidade de desenvolver artrose nas mãos, sendo que a maioria dos casos acontece depois da menopausa. Quando a artrose desenvolve-se nas mãos, pequenas saliências ósseas podem aparecer nas extremidades das articulações dos dedos.Consequencias: dedos inchados, doloridos, duros e entorpecidos.

Joelhos - Sintomas de artrose no joelho incluem rigidez, inchaço e dor, que tornam difícil andar, subir escada, sentar e levantar.

Quadril - Os sintomas da no quadril incluem dor e rigidez na própria articulação. Porém, em alguns casos, a dor é sentida nas nádegas, virilha, coxas e até nos joelhos. Artrose no quadril pode limitar a movimentação, tornando atividades cotidianas, como vestir-se extremamente limitante

Coluna vertebral- Pode aparecer como rigidez e dor no pescoço ou região lombar. Em alguns casos, alterações na coluna relacionadas à artrose podem causar pressão nos nervos , resultando em fraqueza ou entorpecimento dos braços ou pernas

Objetivos do tratamento

· Aliviar a dor
· Reduzir a inflamação
· Diminuir os danos às articulações
· Melhorar a qualidade de vida do paciente
· Melhorar a capacidade funcional do paciente
· Diminuir o estresse sobre as articulações
· Proporcionar relaxamento
· Liberar as articulações
· Corrigir as compensações e melhorar a flexibilidade

Recomendações aos pacientes com Artrose

- É importante que o paciente com artrose mantenha boa saúde, elimine os fatores de risco, como o excesso de peso corporal e preserve a força muscular.

- Reconhecer a própria responsabilidade no controle do tratamento é essencial.Ter disciplina com as sessões de Acupuntura,RPG e/ou Osteopatia

- O equilíbrio entre atividades físicas e o repouso é fundamental, especialmente nas articulações que suportam peso.

- A continuação do tratamento é fundamental para o progresso e alívio das dores

Com ajuda daqui




  • EBOOK GRÁTIS: Fisioterapia na Artrose do Quadril



  • Poste um Comentário

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.