O complexo do ombro funciona como uma unidade envolvendo uma complexa relação entre suas diversas estruturas. Seus componentes consist...

Anatomia da articulação do ombro




Antes de ler esse post, inscreva-se na newsletter e receba notícias da Fisioterapia no seu email. Clique aqui

http://www.hospitalsantarosa.com.br/fotos_noticias/2367/bigstockphoto_shoulder_pain_1676738.jpg


O complexo do ombro funciona como uma unidade envolvendo uma complexa relação entre suas diversas estruturas. Seus componentes consistem de:

- Três ossos ( úmero , clavícula e escápula )

- Três articulações ( esternoclavicular , Acromiodavicular e glenoumeral )

- "Uma pseudoarticulação" ( a articulação entre a escápula e o tórax)

- Uma área fisiológica ( espaço supraumeral e subacromial )

Para que a função do ombro seja ideal, o movimento também devem estar disponível na junção cervicotorácica e nas conexões existentes entre as três primeiras costelas e o esterno e a coluna.

O úmero proximal possui quatro seguimentos anatômicos , que podem ser fraturados : o tubérculo maior, o tubérculo menor, a superfície articular e a diáfise do úmero. Todas as fraturas do úmero proximal são derivadas do acometimento desse quatro fragmentos.

Em 80% dos casos de fraturas umerais, nenhum dos quatro segmentos principais está significativamente deslocado e os fragmentos são mantidos juntos pelas fixações dos tendões do manguito rotador, pela capsula articular, pelo periósteo intacto . Estas lesões são passiveis a tratamento simples por exercícios funcionais precoces e todas podem , independentes do número de linhas de fratura, ser consideradas em conjunto com deslocamento mínimo, por causa da semelhança em seu tratamento e prognóstico.

Em 15 a 20% das fraturas do úmero proximal, um ou mais dos segmentos principais estão deslocados. Estas fraturas deslocadas estão associadas a lesões das partes moles características.

Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter



Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Indicação de Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Poste um Comentário

0 comentários:

Faça Fisioterapia