Meios de união da Articulação Temporomadibular







Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Meios de união da Articulação Temporomadibular. Antes de começar a lê-lo, conheça o canal do Youtube clicando aqui!. Agora, vamos à leitura!

http://www.campcursos.com.br/wp-content/uploads/2017/03/Articula%C3%A7%C3%A3o-Temporomandibular-300x227.jpg

As articulações temporomandibulares são as articulações mais acionadas do nosso corpo, É uma articulação sinovial, condiliana, do tipo gínglimo, com superfícies fibrocartilaginosas e não de cartilagem hialina e possui um disco articular.

É uma combinação de gínglimo e articulação plana. É formada pela parte anterior da fossa mandibular do osso temporal, o tubérculo articular e o côndilo da mandíbula.

Aprenda mais sobre Fisioterapia na ATM com o Mini-Curso de Fisioterapia na ATM

Os meios de união dessa articulação são:

Cápsula Articular – é um fino envoltório frouxo que está inserido anteriormente no tubérculo articular, posteriormente na fissura escamotimpânica, acima na fossa mandibular e abaixo no colo da mandíbula.

Disco Articular – é uma lâmina ovulada e fina situada entre o côndilo da mandíbula e a fossa mandibular. Divide a articulação em parte superior e inferior, cada qual guarnecida com uma membrana sinovial. Sua face superior é côncavo-convexa para se ajustar ao tubérculo e a fossa da mandíbula e sua face inferior é côncava para se ajustar ao côndilo da mandíbula.

Ligamento Temporomandibular Lateral – consiste em dois curtos fascículos estreitos. Está inserido acima no arco zigomático e abaixo na face lateral do colo da mandíbula.

Ligamento Esfenomandibular – é uma faixa fina e achatada que localiza-se medial à cápsula. Está inserido na espinha do esfenoide e abaixo na lígula do forame mandibular.

Ligamento Estilomandibular – posterior à cápsula, insere-se no processo estiloide e na margem posterior do ângulo da mandíbula. Separa a glândula parótida da submandibular.

A posição normal do disco articular da ATM, em boca fechada, é aquela em que se tem um alinhamento entre o ponto médio do contorno superior do côndilo da mandíbula e o limite distal da banda posterior do disco (posição de 12 horas). No entanto, nem todas as articulações exibem esta posição, existindo também variações da normalidade, que podem ser observadas quando a proeminência anterior do côndilo encontra-se à mesma altura e na vizinhança da zona intermediária do disco. Um leve deslocamento da zona intermediária para anterior é considerado deslocamento do disco articular. Em posição de abertura máxima da boca, o disco normalmente encontra-se posicionado entre a superfície póstero-superior do côndilo e a superfície convexa do tubérculo do osso temporal.

Para muitos, a articulação temporomandibular (ATM), classificada como a mais complexa do organismo humano e pode ser acometida pelas mesmas doenças e desordens que afetam outras articulações do sistema músculo-esquelético, como os deslocamentos de disco, doenças articulares degenerativas (osteoartrite), artrites inflamatórias e sinovites.





  • EBOOK GRÁTIS: Fisioterapia na Artrose do Quadril



  • Poste um Comentário

    Um comentário:

    1. Lone Worker Guide Lone workers exist in each trade and embrace individuals such as contractors, self-employed individuals, and those who|and individuals who|and these that} work off-site or exterior regular hours. These workers are at increased risk for unaddressed office accidents or emergencies, insufficient relaxation and breaks, physical violence, and extra. To study extra about lone employee dangers and options, download this informative information. Boeing’s international attain contains customers in roughly a hundred and fifty nations and workers Direct CNC and operations in more than 65 nations. The most troubling factor is how these challenges have been exasperated by a scarcity of communication from suppliers. Many of the suppliers have had turnover impacting each side of their enterprise.

      ResponderExcluir

    Tecnologia do Blogger.