Exercícios funcionais da Fisioterapia na Reumatologia


>




Mexer o corpo melhora a função das juntas, fortalece músculos que circundam essas estruturas, aprimora a flexibilidade e o equilíbrio, derruba o risco de piripaques cardiovasculares (uma das maiores causas de morte nesses sujeitos), afasta a depressão e a ansiedade e pode até mesmo diminuir o uso de fármacos como os analgésicos e os corticoides.

O treinamento funcional é todo exercício focado na necessidade do praticante. Pensada para alcançar um resultado preestabelecido, esta prática é uma boa escolha enquanto coadjuvante de um tratamento em casos de doenças reumatológicas.

Para usar exercícios funcionais na Fisioterapia a Reumatologia é preciso voltar a fisiologia das articulações.

As articulações no corpo possuem dois tipos de necessidades: estabilidade e mobilidade.

Para um funcionamento correto tudo precisa de equilíbrio. Mobilidade demais cria uma articulação propensa a lesões, enquanto estabilidade demais com pouco mobilidade cria rigidez.

Se existem duas necessidades, o que você deve trabalhar primeiro?

A abordagem joint by joint, utilizada no Treinamento Funcional, mostra que cada articulação possui um necessidade primária. Algumas tem a tendência de se tornarem rígidas, exigindo um trabalho de mobilidade durante a reabilitação. Outras se tornam extremamente móveis, como a lombar, e precisam de estabilidade.

Abaixo você pode conferir as principais necessidades:

Cervical Mobilidade
Ombro Estabilidade
Coluna torácica Mobilidade
Coluna lombar Estabilidade
Quadril Mobilidade
Joelho Estabilidade
Tornozelo Mobilidade
Estabilidade

As atividades, por serem dinâmicas, progressivas e não repetitivas, fortalecem a musculatura, devolvendo ao paciente em tratamento reumático a restituição da amplitude muscular e articular -independente de idade, sexo, peso ou doença apresentada. Os treinos de aproximadamente 50 minutos são criados pelo educador físico de modo a exercer com melhor precisão os pontos a serem mexidos durante a intervenção.


image.png

Esse guia Exercícios Funcionais para Fisioterapia  foi pensado e feito com esse objetivo de ajudar o fisioterapeuta a lidar com treinamento funcional voltado para reabilitação. Portanto, é importante dizer, desde já, que como é específico para a recuperação de pacientes, ele não te dará conhecimento para aplicá-lo como se fosse um profissional de Educação Física. A indicação do conteúdo que compõe esse guia é voltando para reabilitação/recuperação de pacientes.

















Dicas para Profissionais:
  • Liberação Miofascial - Ventosas + Instrumental+ Manual + Acessórios
  • Curso de Agulhamento a Seco (Dry Needling)
  • Curso - Aprenda a tratar Cervicalgias com Terapia Manual
  • Curso - Aprenda Auriculoterapia
  • Curso - Aprenda Ventosaterapia

  • Exercícios funcionais da Fisioterapia na Reumatologia Exercícios funcionais da Fisioterapia na Reumatologia Revisado por Faça Fisioterapia on 13:06 Nota: 5

    Nenhum comentário