Fisioterapia na Espondilose
A espondilose é uma situação onde há uma pequena fratura de uma vértebra da coluna, que normalmente se agrava dando origem a uma espondilolistese, que é quando o disco intervertebral 'escorrega' para trás, deformando a coluna, podendo pressionar um nervo e causar sintomas como dor nas costas e dificuldade para se movimentar.
Acesse o blog da Fisioterapia
Essa situação não é exatamente o mesmo que uma hérnia de disco, porque na hérnia apenas do disco é afetado, sendo comprimido. No caso da espondilose uma (ou mais) vértebras da coluna 'escorregam para trás', devido a uma fratura do pedículo vertebral e pouco tempo depois também o disco intervertebral acompanha esse movimento, chegando para trás, causando dor nas costas e sensação de formigamento. No entanto, em alguns casos é possível ter uma espondilolistese com hérnia de disco ao mesmo tempo.
A espondilose e espondilolistese são mais comuns na cervical e lombar, mas também podem afetar a coluna torácica.
O tratamento conservador, não cirúrgico, é eficaz e está indicado na maioria das situações:
- Medicamentos (ou remédios) anti-inflamatórios, analgésicos e relaxantes musculares, podem aliviar a dor e permitir uma reabilitação mais adequada;
- Fisioterapia, incluindo aplicação de calor, gelo, massagem, ultrassons ou eletroestimulação. O reforço muscular ativo, o treino cardiovascular e o controlo do peso estão igualmente indicados;
- Coletes ou ortóteses lombares e colares cervicais são úteis para alguns doentes, mas provocam descondicionamento muscular pelo que não devem ser usados sistematicamente;
- Fazer repouso pode ser necessário temporariamente, mas deve ser desaconselhado e preferir a recuperação ativa.
Intervenções minimamente invasivas como infiltrações articulares, bloqueios nervosos ou radiofrequência podem ser benéficas em determinados pacientes.
A cura definitiva pode ser alcançada com a cirurgia que reposiciona a coluna no seu local original, mas tratamentos com remédios e fisioterapia podem ser suficientes para alívio da dor.
As sessões de fisioterapia para espondilose e espondilolistese ajudam a completar o tratamento com medicamentos, permitindo aliviar as dores mais rapidamente e reduzindo a necessidade de doses mais elevadas.
Nas sessões de fisioterapia são feitos exercícios que aumentam a estabilidade da coluna e aumenta a força dos músculos abdominais, diminuindo o movimento das vértebras, facilitando a redução da inflamação e, consequentemente, aliviando a dor.
Podem ser usados equipamentos eletrônicos para alívio da dor, técnicas de terapia manual, exercícios de estabilização lombar, fortalecimento dos abdominais, alongamentos dos ísquiostibiais, localizadas na parte de trás das pernas. E ainda podem ser recomendado exercícios de RPG, Pilates Clínico e Hidrocinesioterapia, por exemplo.
Espero que você tenha gostado desse texto. Se quiser receber mais textos como esse, entre no grupo de Whatsapp para receber textos e informações do nosso material.
Você pode ter um material mais aprofundado sobre esse tema. A Quero Conteúdo disponibiliza dezenas de materiais sobre Fisioterapia para estudantes e profissionais. Entre em contato com nossa consultora clicando na imagem abaixo!
Nenhum comentário: