Fisioterapia na Espondilose







Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Fisioterapia na Espondilose. Antes de começar a lê-lo, conheça o canal do Youtube clicando aqui!. Agora, vamos à leitura!



A espondilose é uma situação onde há uma pequena fratura de uma vértebra da coluna, que normalmente se agrava dando origem a uma espondilolistese, que é quando o disco intervertebral 'escorrega' para trás, deformando a coluna, podendo pressionar um nervo e causar sintomas como dor nas costas e dificuldade para se movimentar.

Acesse o blog da Fisioterapia

Essa situação não é exatamente o mesmo que uma hérnia de disco, porque na hérnia apenas do disco é afetado, sendo comprimido. No caso da espondilose uma (ou mais) vértebras da coluna 'escorregam para trás', devido a uma fratura do pedículo vertebral e pouco tempo depois também o disco intervertebral acompanha esse movimento, chegando para trás, causando dor nas costas e sensação de formigamento. No entanto, em alguns casos é possível ter uma espondilolistese com hérnia de disco ao mesmo tempo.

A espondilose e espondilolistese são mais comuns na cervical e lombar, mas também podem afetar a coluna torácica.


O tratamento conservador, não cirúrgico, é eficaz e está indicado na maioria das situações:

  • Medicamentos (ou remédios) anti-inflamatórios, analgésicos e relaxantes musculares, podem aliviar a dor e permitir uma reabilitação mais adequada;
  • Fisioterapia, incluindo aplicação de calor, gelo, massagem, ultrassons ou eletroestimulação. O reforço muscular ativo, o treino cardiovascular e o controlo do peso estão igualmente indicados;
  • Coletes ou ortóteses lombares e colares cervicais são úteis para alguns doentes, mas provocam descondicionamento muscular pelo que não devem ser usados sistematicamente;
  • Fazer repouso pode ser necessário temporariamente, mas deve ser desaconselhado e preferir a recuperação ativa.

Intervenções minimamente invasivas como infiltrações articulares, bloqueios nervosos ou radiofrequência podem ser benéficas em determinados pacientes.

A cura definitiva pode ser alcançada com a cirurgia que reposiciona a coluna no seu local original, mas tratamentos com remédios e fisioterapia podem ser suficientes para alívio da dor.

As sessões de fisioterapia para espondilose e espondilolistese ajudam a completar o tratamento com medicamentos, permitindo aliviar as dores mais rapidamente e reduzindo a necessidade de doses mais elevadas.

Nas sessões de fisioterapia são feitos exercícios que aumentam a estabilidade da coluna e aumenta a força dos músculos abdominais, diminuindo o movimento das vértebras, facilitando a redução da inflamação e, consequentemente, aliviando a dor.

Podem ser usados equipamentos eletrônicos para alívio da dor, técnicas de terapia manual, exercícios de estabilização lombar, fortalecimento dos abdominais, alongamentos dos ísquiostibiais, localizadas na parte de trás das pernas. E ainda podem ser recomendado exercícios de RPG, Pilates Clínico e Hidrocinesioterapia, por exemplo. 




  • EBOOK GRÁTIS: Fisioterapia na Artrose do Quadril



  • Poste um Comentário

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.