Fisioterapia na Artrose e Artrite dos dedos do pé







Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Fisioterapia na Artrose e Artrite dos dedos do pé. Antes de começar a lê-lo, conheça o canal do Youtube clicando aqui!. Agora, vamos à leitura!




Os pés têm uma estrutura complexa, composta de 26 ossos, mais de 30 articulações e vários músculos, tendões, ligamentos e nervos. Ele  é dividido em três regiões: o retropé (parte de trás do pé - tornozelo) composto pelo osso do calcanhar e pelo astrágalo; o mediopé (região do pé mais próxima ao tornozelo) composto pelos ossos navicular, cubóide e cuneiformes; e o antepé (parte mais distal do pé, onde se encontram os dedos) composto pelos metatarsos e falanges.

A maioria dos pés possuem uma forma de arco, que distribui o peso do corpo entre os vários ossos e articulações. Os pés com um arco mais baixo tendem a ser mais flexíveis, enquanto aqueles com um arco mais alto são menos flexíveis. Arcos mais altos ou mais baixos não necessariamente são um problema, mas eles podem aumentar a sua chance de desenvolver problemas nos pés ao longo do tempo.

As principais causas de dor nos pés são:
  • Artrite e artrose
  • Dor nos tecidos moles
  • Lesão nos nervos
  • Problemas de circulação
  • Calçados inadequados
  • Doenças sistêmicas

Artrose

A artrose pode acontecer em qualquer articulação do pé. Ela é uma doença crônica que causa dor e aumento de voluma dos ossos. Com o envelhecimento, a artrose pode causar alterações na forma dos pés, levando à dor.
A artrose pode afetar o dedão do pé, deixando a articulação mais rígida e com menor movimento. Os ossos podem aumentar de tamanho, e você poderá notar um nódulo ao lado da base do dedão, chamado de bunion (popularmente é conhecido como joanete). Quando o nódulo acontece no dedinho do pé, ele é chamado de bunionette.
A artrose pode acontecer na área do arco do pé, e também no tornozelo, mas esta última geralmente acontece depois de um trauma ou de uma artrite do tornozelo.

Artrite
 
Vários tipos de artrite podem afetar os pés de diferentes formas.
  • Artrite reumatoide: afeta várias articulações dos pés
  • Artrite reativa: geralmente afeta o tornozelo e ao redor do calcanhar. Pode causar inchaço dos dedos dos pés (dactilite)
  • Artrite psoriásica: Pode causar inchaço dos dedos dos pés (dactilite)
  • Gota: afeta mais frequentemente o dedão do pé (podagra)
  • Espondilite anquilosante: afeta principalmente a coluna, mas também pode inflamar a região do calcanhar.
As artrites não só causam inflamação nas articulações, mas também nos tendões e nos tecidos moles dos pés. Quando esta inflamação ocorre na região onde os tendões se inserem nos ossos, chamamos de Entesite, e um local comum de isso acontecer é na parte de trás do calcanhar (tendão de aquiles). A dactilite (dedo em salsicha) causa dor e inchaço nos dedos do pé, e está associada com a artrite reativa e psoriásica.

A gota é uma das artrites mais dolorosas que existe e é causada pela formação de cristais na articulação. Ela frequentemente afeta o pé, e o dedão do pé é a articulação mais acometida, podendo ficar avermelhada, quente e inchada durante uma crise, que dura cerca de uma a duas semanas. Se não tratada, a gota pode causar sequelas nos pés.

A atuação da Fisioterapia

tratamento da artrose do pé passa por uma avaliação criteriosa do estágio da doença, da sua evolução e das possíveis deformidades associadas. Podem instituir-se mudança de hábitos, adaptação da atividade física, uso de medicamentos, sessões de fisioterapia, uso de palmilhas ou ortóteses.

As sessões de fisioterapia têm o objetivo de reduzir a dor e a inflamação É necessário que se faça exercícios que fortaleçam os músculos ao redor da articulação e aumentam a amplitude de movimentos do paciente, ajudando na redução da dor.





  • EBOOK GRÁTIS: Fisioterapia na Artrose do Quadril



  • Poste um Comentário

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.