Como fazer Fisioterapia na Artrite Reumatoide







Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Como fazer Fisioterapia na Artrite Reumatoide. Antes de começar a lê-lo, conheça o canal do Youtube clicando aqui!. Agora, vamos à leitura!

 



A Artrite Reumatoide é uma doença autoimune mais frequente e de etiologia desconhecida, apresenta ocorrência de vários episódios de processos inflamatórios reativos, afetando principalmente tecidos e órgãos, pele, vasos sanguíneos, coração, pulmões e músculos.

Acomete, usualmente, as articulações (de preferência articulações periféricas e esqueleto axial), produz sinovite proliferativa não supurativa, progride, frequentemente, para a destruição da cartilagem articular e anquilose das articulações.

Além de deformação e destruição das articulações em virtude da erosão óssea e da cartilagem. A maioria dos pacientes tem curso flutuante, períodos de melhora e exacerbação.

 A prevalência da AR em 1 % da população adulta, afetando três vezes mais mulheres que homens e incidência maior entre 35 a 65 anos. A prevalência é de 1 a 5% da população mundial.

A AR é mais comum em mulheres numa proporção de 5:1. Atingindo, especialmente, mulheres na faixa de 40 a 60 anos; quando acometem homens o curso da doença tende a ser pior.

A incidência aumenta com a idade. Acomete mais mulheres que homens, afetando grandes e pequenas articulações em associação com manifestações sistêmicas como: rigidez matinal, fadiga, perda de peso e incapacidade para realização de suas atividades diárias como profissionais. Quando envolvem outros órgãos a morbidade e a gravidade da doença são maiores podendo reduzir a expectativa de vida.

Na fisioterapia, podemos usar condutas na cinesioterapia com exercícios ativos resistidos, isométricos, alongamentos, todos estes associados ao uso de terapia ultrasônica e gelo. Esta variedade de técnicas no tratamento contribuipara a melhoria da dor e da amplitude de movimento, o que por sua vez, pode explicar a melhoria na qualidade de vida.

O exercício físico pode ser usado como tratamento em pacientes com AR, podendo incluir exercícios passivos, nas fases iniciais, e exercícios ativos, isométricos e/ou isotônicos em fases mais avançadas. A finalidade desses programas de exercícios é garantir a manutenção, restauração ou ganho da amplitude de movimento articular, fortalecimento e alongamento muscular, capacidade aeróbia e desempenho para habilidades específicas.

Portanto, o objetivo da  fisioterapia é ser capaz de incrementar a amplitude de movimento das articulações acometidas pela patologia, juntamente com a diminuição das queixas álgicas, resultando na melhora da qualidade de vida do paciente.




  • EBOOK GRÁTIS: Fisioterapia na Artrose do Quadril



  • Poste um Comentário

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.