Aprenda mais sobre Vasculites







Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Aprenda mais sobre Vasculites. Antes de começar a lê-lo, conheça o canal do Youtube clicando aqui!. Agora, vamos à leitura!

image.png

O termo "vasculite" significa inflamação de vasos sanguíneos. Nas Vasculites, a parede dos vasos sanguíneos é invadida por células do sistema imunológico causando estenose, oclusão, formação de aneurismas e/ou hemorragias. Todos os órgãos do organismo são supridos com sangue através dos vasos, portanto, a diminuição do aporte sanguíneo, em virtude das alterações nos vasos provocadas pelas Vasculites, pode causar sintomas ou lesões em qualquer sistema. Por esse motivo, as Vasculites abrangem um grupo diverso de afecções.

As vasculites primárias são consideradas doenças mais raras e de causa pouco conhecida. Apesar disso, entende-se que sua característica é formada quando o vaso sanguíneo é o foco principal da doença, podendo atingir apenas um órgão ou tecido, ou simultaneamente em diversos órgãos e sistemas. 

Vale ressaltar que nos casos onde a vasculite atinge os sistemas, esta é intitulada de vasculite primária sistêmica.

Quando há um diagnóstico de vasculite secundária, significa que estamos tratando de uma doença de base. Ou seja, que este problema está relacionado a outra doença, as causas mais comuns estão atreladas a infecções por vírus, doenças autoimunes, a exemplo da artrite reumatoide ou lúpus, alguns tipos de câncer, como a leucemia e os linfomas e reações alérgicas a medicamentos.

A vasculite causa sintomas diferentes de acordo com a região ou o órgão afetado pela doença:

  • Pele: manchas arroxeadas que aparecem em grupos e pode levar ao rompimento da pele, formigamento ou perda da sensibilidade da região;
  • Nariz e ouvidos: sinusites recorrentes, hemorragias nasais, úlceras nasais ou otites recorrentes, surdez temporária, voz rouca, dor nasal;
  • Rim: presença de proteínas e/ou de sangue na urina, hipertensão arterial, membros e face inchados, urina turva;
  • Intestino: dor abdominal frequentemente depois das refeições, aparecimento de sangue nas fezes;
  • Pulmão: tosse com sangue, falta de ar, chiado ao respirar, pneumonia resistente à antibióticos;
  • Articulações: dores, inchaço, calor, vermelhidão e dificuldade em movimentar as articulações;
  • Olhos: dificuldade na visão, visão dupla ou turva, dor no olho ou olho vermelho;
  • Nervos dos membros: fraqueza muscular, formigamento, paralisia.

Outros sintomas que também podem estar presentes na vasculite são emagrecimento sem causa aparente, dor no corpo recorrente, cansaço extremo, perda de apetite, mal-estar e febre.

O tratamento é de longa duração e tem como objetivo controlar a doença o mais rapidamente possível (terapêutica de indução) e manter esse controle em longo prazo (terapêutica de manutenção). As consultas deverão ser freqüentes e regulares, para avaliar o controle da doença e os possíveis efeitos colaterais dos medicamentos que estão sendo utilizados. O curso dessas doenças é relativamente imprevisível. A remissão pode ser duradoura, mas frequentemente é necessário tratamento de manutenção crônico. Os períodos de remissão podem ser interrompidos sem uma causa evidente.

A fisioterapia deve ser realizada para  manter algum tipo de atividade física quada  para evitar a rigidez articular, a osteoporose, a fraqueza muscular e a fadiga (e para melhorar a função do sistema imunitário e o bem estar mental!). A fisioterapia e o exercício aeróbico adequa do (sobretudo em água, mas também a marcha lenta) ajudam a relaxar e a manter a função dos músculos e articulações.

Apesar de ainda não possuir indicativo de cura, o tratamento para controlar a vasculite consiste no uso de medicamentos, acompanhamento médico periódico para que possa haver uma análise de controle da doença e os possíveis efeitos colaterais.  existe possibilidade de tratamento para manejar a doença (tendo em vista a possibilidade de remissões curtas ou duradouras). 

Até a próxima!





  • EBOOK GRÁTIS: Fisioterapia na Artrose do Quadril



  • Poste um Comentário

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.