Bursite do cotovelo







Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Bursite do cotovelo. Antes de começar a lê-lo, conheça o canal do Youtube clicando aqui!. Agora, vamos à leitura!

Logotipo fisioterapia: vetores de stock, imagens vetoriais, desenhos  gráficos | Depositphotos 

 

A bursite do cotovelo é um inchaço doloroso da bolsa do cotovelo. Quando magoada, a bolsa do cotovelo fica inflamada (vermelha e dorida) e pode ficar cheia com demasiado líquido. A principal bolsa do cotovelo é a do olecrânio (saliência óssea do cúbito que fica localizada atrás do cotovelo), permitindo o fácil escorregamento dos tendões que passam a este nível. Quando inflamada, apresenta aquelas manifestações inflamatórias, ficando vermelha, inchada e dolorosa, tornando difícil a mobilização do cotovelo.

Causas de bursite no cotovelo

A causa mais frequente da bursite do cotovelo (ou bursite olecraniana) é o traumatismo repetido do apoiar dos cotovelos sobre um plano duro como uma secretária. Daqui o nome de gíria pelo qual é conhecida – cotovelo do estudante. Qualquer outra ocupação, que favoreça estes pequenos e repetidos traumatismos, a pode provocar. Outras causas possíveis são:

Infecção.
Algumas doenças, como por exemplo uma artrite reumatóide ou a gota.

Sinais e sintomas de bursite do cotovelo

Esta bursite traduz-se por um grande inchaço na parte de trás do cotovelo. Pode ter dores ou uma grande sensibilidade nesta zona, deixando de a conseguir mover tão bem como antes. Também pode ter febre.

Diagnóstico – Como se Diagnostica:

O aspecto do cotovelo e a localização das queixas, bem como a avaliação das causas subjacentes, são determinantes para o diagnóstico. A punção pode ser indispensável, não só para diagnóstico como para tratamento da bursite do cotovelo.

Cuidados a ter:

A seguir, estão descritas algumas coisas que pode fazer para ajudar a curar a bursite do cotovelo mais depressa. Isto também pode evitar que ela se volte a repetir.

Não se apoie muito sobre o cotovelo, como por exemplo quando trabalha numa secretária.
Evite atingir ou dar golpes no cotovelo.
Começar a fazer exercícios quando o médico autorizar. Poderão recomendar-lhe que evite ao máximo a dor à medida que for utilizando mais o cotovelo.
Proteja o cotovelo quando iniciar novamente as actividades normais, para evitar uma nova lesão
Faça sempre exercícios de alongamento antes de se exercitar. Isto liberta os músculos e diminui a tensão sobre o cotovelo. Mas não alongue em excesso, pois pode causar uma nova bursite.
Descanse entre os programas de exercícios.
Faça exercícios de descontracção depois do esforço.

CONTACTE O SEU MÉDICO SE:

A dor e o inchaço aumentarem.
Tiver dores nas outras articulações.
Tiver novos sintomas.
Tiver uma temperatura superior a 38° C.

Riscos e Complicações:

Uma inflamação inicial pode vir a transformar-se em infecção, com pus, o que justifica tratamento antibiótico orientado pelo seu médico.

Tratamento da bursite do cotovelo

Cuidados Locais:

A parte mais importante no tratamento de uma bursite como esta é o descanso, até o cotovelo se curar. Descansar o cotovelo diminui o inchaço e evita que a bursite piore. Quando a dor diminuir, inicie movimentos normais e lentos. O gelo provoca a contracção dos vasos sanguíneos, o que diminui a inflamação. Na fase aguda (inicial), coloque gelo moído num saco de plástico e cubra-o com uma toalha. Coloque-o sobre a parte de trás do cotovelo durante 15 a 20 minutos, de hora a hora, enquanto for necessário. Não se esqueça do gelo, pois pode provocar uma queimadura pelo frio. Os médicos podem envolver o seu cotovelo com fita adesiva ou com uma ligadura elástica, para evitar que inche. Desaperte a ligadura elástica se os seus dedos começarem a apresentar formigueiros ou a ficar azuis. Manter o braço erguido sobre almofadas também ajuda a diminuir o inchaço.

Cuidados Médicos:

Se o seu médico achar necessário, poderão ser utilizados anti-inflamatórios ou analgésicos para as dores. Em casos mais graves e arrastados, com reduzida eficácia dos cuidados locais e dos medicamentos anteriores, poderá vir a ser necessário realizar uma infiltração da bolsa com esteróides, para curar a inflamação. Os médicos podem acrescentar um anestésico local aos esteróides. Como estas injecções diminuem o inchaço e a dor, pode pensar que o cotovelo está curado e que pode voltar a fazer os mesmos trabalhos responsáveis pela bursite anterior. É importante não os fazer enquanto o seu médico não o autorizar. Pode piorar a bursite se o fizer demasiado cedo.

Os médicos podem utilizar uma agulha para retirar líquido da bolsa do cotovelo. Retirar este líquido extra pode ajudar a bursite a curar-se mais depressa. O líquido pode ser enviado para um laboratório, para procurar sinais de infecção. Pode ser preciso remover cirurgicamente a bolsa ou parte do olecrânio. A cirurgia não costuma ser necessária, excepto se a bursite for muito grave e não ficar curada com o tratamento. O seu médico pode querer que faça fisioterapia para ajudar a bursite a curar-se mais depressa.




  • EBOOK GRÁTIS: Fisioterapia na Artrose do Quadril



  • Poste um Comentário

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.