Principal forma de prevenção para artrose: exercicio







Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Principal forma de prevenção para artrose: exercicio. Antes de começar a lê-lo, conheça o canal do Youtube clicando aqui!. Agora, vamos à leitura!


Não adianta relutar, a sabedoria popular é certa quando afirma que "é melhor prevenir do que remediar". Se você parar para pensar, ninguém consegue ter uma vida saudável se não fizer a manutenção diária da maneira correta. Querendo ou não, o nosso corpo é uma máquina que precisa estar em constante movimento para manter-se funcional.

Ou você já viu algum aparelho que depois de muito tempo parado trabalhasse normalmente? Pois é, se você já está com os seus trinta e poucos anos chegou a hora de começar a pensar em como quer estar fisicamente quando tiver o dobro dessa idade, afinal, o tempo voa.

Apesar das doenças reumáticas serem mais comuns na população com mais de 65 anos, a osteoartrite, também conhecida como artrose ou osteoartrose, é também uma das causas mais frequentes de dores articulares entre os adultos em idade avançada. Ocasionada pela destruição da cartilagem que, junto com o líquido presente na articulação, recobre os ossos, esse líquido gelatinoso reduz o atrito entre as superfícies dos ossos, o que mantém as articulações saudáveis. Até poucos anos considerada uma doença progressiva e sem possibilidade de tratamento, hoje sabe-se que a osteoartrite pode ter seus efeitos reduzidos com a prática de exercícios físicos regulares sob orientação especializada.

De acordo com geriatra e diretora médica da academia Estação do Exercício e Saúde, Janise Lana Leite, estudos médicos apresentados nos últimos dez anos mostram que a prática regular de exercícios físicos pode alterar a evolução da doença, reduzindo os sintomas e melhorando a funcionalidade. O princípio é simples: fortalecendo o aparelho musculoesquelético dos idosos, é possível controlar a dor, devolver ao indivíduo a independência de movimentos e garantir melhor qualidade de vida.

Ainda de acordo com a médica, o exercício físico está incluído entre os tratamentos não farmacológicos prescritos para as pessoas que sofrem do problema. Existem várias modalidades de exercícios físicos recomendados para os portadores da osteoartrite, entre os quais a musculação (exercício resistido), os exercícios aeróbicos e os exercícios de flexibilidade. É importante que os exercícios sejam realizados por um longo tempo, para ampliar os benefícios e para que eles se mantenham.

Agora, se você possui algum tipo de restrição por conta de problemas dessa natureza, a médica faz um alerta: em grupos com características especiais, como os idosos e os portadores de osteoartrite, é fundamental o acompanhamento de fisioterapeutas ou professores de educação física com formação específica para este atendimento. A supervisão de um profissional qualificado é importante para evitar lesões e garantir a segurança dos treinos.


  • EBOOK GRÁTIS: Fisioterapia na Artrose do Quadril



  • Poste um Comentário

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.