O Pilates no paciente com Lupus







Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre O Pilates no paciente com Lupus. Antes de começar a lê-lo, conheça o canal do Youtube clicando aqui!. Agora, vamos à leitura!


Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença inflamatória de causa desconhecida.

Para que se desencadeie a doença, agentes externos desconhecidos (vírus, bactérias, agentes químicos, radiação ultravioleta) entram em contato com o sistema imune de um indivíduo que está com vários genes erradamente induzindo produção inadequada de anticorpos. Estes anticorpos são dirigidos contra constituintes normais (auto-anticorpos) provocando lesões nos tecidos e também alterações nas células sangüíneas.

É uma doença razoavelmente comum no consultório dos reumatologistas.

Atinge principalmente mulheres (9:1) em idade reprodutiva, iniciando-se mais comumente entre 20 e 40 anos. Pode ser bastante benigno até extremamente grave e fatal.

Por atuar com a melhora dos movimentos e das articulações, exercícios de pilates são indicados para pacientes com Lúpus Eritematoso.

Os exercícios realizados nos equipamentos de pilates vão atuar no fortalecimento muscular, principalmente de membros inferiores e controle de tronco auxiliando a deambulação(caminhada), na flexibilidade articular e na recuperação da musculatura pélvica que atua no controle de incontinência urinária apresentada por alguns pacientes.

O fisioterapeuta consegue ajustar um programa de tratamento específico, onde os próprios aparelhos auxiliam a execução do movimento, trazendo, com isso, resultados bastante satisfatórios deste controle motor. Os exercícios de propriocepção dão ao paciente condições para a recuperação dos movimentos.


  • EBOOK GRÁTIS: Fisioterapia na Artrose do Quadril



  • Poste um Comentário

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.