Exercícios para fortalecer as articulações







Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Exercícios para fortalecer as articulações. Antes de começar a lê-lo, conheça o canal do Youtube clicando aqui!. Agora, vamos à leitura!

Já ouviu falar, com certeza, das vantagens de ter os ossos fortes para prevenir fraturas. Mas e das articulações fortes para ajudar a prevenir lesões e reduzir a dor articular?

O exercício é especialmente importante para quem sofre de artrite.

Os exercícios para fortalecer as articulações do corpo funcionam trabalhando os músculos que rodeiam as articulações para uma maior estabilidade. Os tendões e ligamentos também se tornam mais flexíveis, reduzindo o risco de luxações ou entorses.

Se sofre de dores nas articulações provocadas por uma artrite ou uma lesão, existem vários exercícios que pode executar para as fortalecer. Consulte o seu médico sobre quais são os exercícios mais recomendados para si.

Os exercícios incluem actividades aeróbicas, tais como:

Nadar. A natação é um excelente exercício aeróbico que fortalece os músculos e as articulações sem o risco de desgaste, como acontece na corrida.      

Andar de bicicleta. É também um bom exercício de baixo-impacto que fortalece as articulações e melhora a sua forma física geral.

Exercícios de movimento. Estes exercícios obrigam a mover as articulações em toda a sua extensão de movimento, como levantar os joelhos até ao peito ou elevar os braços acima da cabeça. Os exercícios de movimento ajudam a reduzir a rigidez e a aumentar a flexibilidade.

Treino da força. Exercícios para aumentar a força, como a musculação, reforçam os músculos em redor das articulações aumentando a sua força e capacidade de suporte.

Treino de flexibilidade/alongamento. Os alongamentos ajudam a aumentar a flexibilidade  das articulações e a manter uma ampla gama de movimentos operacionais, aliviando a tensão muscular.

Também poderá beneficiar de exercícios que visem fortalecer articulações específicas. As lesões e dores nos joelhos, por exemplo, são muito comuns. Exercícios que fortaleçam os músculos que sustentam os joelhos ajudam a prevenir complicações. Experimente exercícios de alongamento que trabalhem os quadríceps – o músculo grande na frente da coxa. Além disso, exercícios de força que trabalhem os músculos dos quadris e da barriga da perna podem ajudar a prevenir lesões no tornozelo e na anca.

Em contrapartida, qualquer pessoa com dor nas articulações deve ter cuidado ao fazer exercícios de alto impacto, podendo assim agravar a dor e a inflamação. Estes exercícios incluem:

  • Andar depressa, jogging e correr
  • Saltar à corda
  • Desportos que obriguem a muita corrida, como o ténis e o basquetebol.
  • Dança aeróbica

Tenha cuidado ao fazer exercício, e pare imediatamente se sentir dor. Se tiver dores articulares, consulte o seu médico ou fisioterapeuta acerca dos exercícios mais apropriados para si.




  • EBOOK GRÁTIS: Fisioterapia na Artrose do Quadril



  • Poste um Comentário

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.