Exercícios para fortalecer as articulações







Já ouviu falar, com certeza, das vantagens de ter os ossos fortes para prevenir fraturas. Mas e das articulações fortes para ajudar a prevenir lesões e reduzir a dor articular?

O exercício é especialmente importante para quem sofre de artrite.

Os exercícios para fortalecer as articulações do corpo funcionam trabalhando os músculos que rodeiam as articulações para uma maior estabilidade. Os tendões e ligamentos também se tornam mais flexíveis, reduzindo o risco de luxações ou entorses.

Se sofre de dores nas articulações provocadas por uma artrite ou uma lesão, existem vários exercícios que pode executar para as fortalecer. Consulte o seu médico sobre quais são os exercícios mais recomendados para si.

Os exercícios incluem actividades aeróbicas, tais como:

Nadar. A natação é um excelente exercício aeróbico que fortalece os músculos e as articulações sem o risco de desgaste, como acontece na corrida.      

Andar de bicicleta. É também um bom exercício de baixo-impacto que fortalece as articulações e melhora a sua forma física geral.

Exercícios de movimento. Estes exercícios obrigam a mover as articulações em toda a sua extensão de movimento, como levantar os joelhos até ao peito ou elevar os braços acima da cabeça. Os exercícios de movimento ajudam a reduzir a rigidez e a aumentar a flexibilidade.

Treino da força. Exercícios para aumentar a força, como a musculação, reforçam os músculos em redor das articulações aumentando a sua força e capacidade de suporte.

Treino de flexibilidade/alongamento. Os alongamentos ajudam a aumentar a flexibilidade  das articulações e a manter uma ampla gama de movimentos operacionais, aliviando a tensão muscular.

Também poderá beneficiar de exercícios que visem fortalecer articulações específicas. As lesões e dores nos joelhos, por exemplo, são muito comuns. Exercícios que fortaleçam os músculos que sustentam os joelhos ajudam a prevenir complicações. Experimente exercícios de alongamento que trabalhem os quadríceps – o músculo grande na frente da coxa. Além disso, exercícios de força que trabalhem os músculos dos quadris e da barriga da perna podem ajudar a prevenir lesões no tornozelo e na anca.

Em contrapartida, qualquer pessoa com dor nas articulações deve ter cuidado ao fazer exercícios de alto impacto, podendo assim agravar a dor e a inflamação. Estes exercícios incluem:

  • Andar depressa, jogging e correr
  • Saltar à corda
  • Desportos que obriguem a muita corrida, como o ténis e o basquetebol.
  • Dança aeróbica

Tenha cuidado ao fazer exercício, e pare imediatamente se sentir dor. Se tiver dores articulares, consulte o seu médico ou fisioterapeuta acerca dos exercícios mais apropriados para si.


Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Tenho indicações para você apofundar seus estudos em Cardiologia. Espia só:
  • Sistema Cardiovascular: anatomia e fisiologia
  • Curso de Eletrocardiograma Básico
  • Drive Virtual de Fisioterapia na Cardiologia
  • Curso Online de Fisioterapia Aplicada à Cardiologia


  • Poste um Comentário

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.