Dor é quase sempre o primeiro sinal da doença reumática - além do inchaço, em especial quando afeta as articulações. São mais de 120 doenças...

Prevenção ameniza efeitos da doença reumática




Antes de ler esse post, inscreva-se na newsletter e receba notícias da Fisioterapia no seu email. Clique aqui



Dor é quase sempre o primeiro sinal da doença reumática - além do inchaço, em especial quando afeta as articulações. São mais de 120 doenças classificadas. Entre as mais frequentes estão a osteoartrite (artrose), as síndromes dolorosas de partes moles, a fibromialgia e a osteoporose, que acometem somente o aparelho locomotor e tornam os portadores incapacitados para o trabalho.

Acesse o blog Faça Fisioterapia

O diagnóstico das doenças reumatológicas pode ser realizado com a somatória de achados clínicos, exames laboratoriais e de imagem, que servem, inclusive, para acompanhamento e evolução dessas doenças. Dentre os exames complementares de imagem, as principais técnicas para avaliação das articulações incluem raio-x, tomografia computadorizada, ultrassom e ressonância magnética, que devem ser solicitados pelo profissional que faz o acompanhamento do paciente.

Exames de imagem são importantes para o diagnóstico precoce e o início do tratamento, prevenindo complicações e lesões irreversíveis. No idoso, a doença é ainda mais preocupante do que nos jovens. Por esse motivo, os médicos, em geral, sejam eles clínicos, pediatras ou geriatras, precisam se empenhar em fazer o diagnóstico o mais precoce possível. Não é apenas pedir um exame de raios-X, porque no caso de um paciente com a osteoporose, por exemplo, para aparecer neste exame, a pessoa já vai ter perdido pelo menos uns 40% de massa óssea.

O ideal é que pessoas acima dos 40 anos já realizem um exame de densitometria óssea para avaliar a qualidade dos seus ossos. Conseguindo detectar esse tipo de doença mais rapido, sem ela estar tão agravada, melhora a possibilidade dela imposibilitar a vida do portador.
Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter



Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Indicação de Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Poste um Comentário

0 comentários:

Faça Fisioterapia