Prevenção ameniza efeitos da doença reumática







Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Prevenção ameniza efeitos da doença reumática. Antes de começar a lê-lo, conheça o canal do Youtube clicando aqui!. Agora, vamos à leitura!

Quais cuidados tomar após a artroplastia de quadril? | Blog | Dr. Daniel  Rebolledo

Dor é quase sempre o primeiro sinal da doença reumática - além do inchaço, em especial quando afeta as articulações. São mais de 120 doenças classificadas. Entre as mais frequentes estão a osteoartrite (artrose), as síndromes dolorosas de partes moles, a fibromialgia e a osteoporose, que acometem somente o aparelho locomotor e tornam os portadores incapacitados para o trabalho.

Acesse o blog Faça Fisioterapia

O diagnóstico das doenças reumatológicas pode ser realizado com a somatória de achados clínicos, exames laboratoriais e de imagem, que servem, inclusive, para acompanhamento e evolução dessas doenças. Dentre os exames complementares de imagem, as principais técnicas para avaliação das articulações incluem raio-x, tomografia computadorizada, ultrassom e ressonância magnética, que devem ser solicitados pelo profissional que faz o acompanhamento do paciente.

Exames de imagem são importantes para o diagnóstico precoce e o início do tratamento, prevenindo complicações e lesões irreversíveis. No idoso, a doença é ainda mais preocupante do que nos jovens. Por esse motivo, os médicos, em geral, sejam eles clínicos, pediatras ou geriatras, precisam se empenhar em fazer o diagnóstico o mais precoce possível. Não é apenas pedir um exame de raios-X, porque no caso de um paciente com a osteoporose, por exemplo, para aparecer neste exame, a pessoa já vai ter perdido pelo menos uns 40% de massa óssea.

O ideal é que pessoas acima dos 40 anos já realizem um exame de densitometria óssea para avaliar a qualidade dos seus ossos. Conseguindo detectar esse tipo de doença mais rapido, sem ela estar tão agravada, melhora a possibilidade dela impossibilitar a vida do portador.



  • EBOOK GRÁTIS: Fisioterapia na Artrose do Quadril



  • Poste um Comentário

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.