Pequenas fraturas na coluna causam dor torácica
Acesse o blog da Fisioterapia
A coluna dorsal para preservar o bom funcionamento dos nossos órgãos vitais está interligada a caixa torácica, como o próprio nome diz, uma caixa de proteção. Juntando esses dois fatores limitantes para o movimento podemos supor que a torácica mais rígida também influencia em limitações respiratórias.
Isso acontece porque a respiração é capaz de movimentar as costelas e todo seu complexo, retroalimentando sua rigidez.
Nesse ponto é importante lembrar: a mobilidade da coluna vertebral é dada pela somatória de todas articulações vertebrais. Logo, se a mobilidade torácica está diminuída patologicamente, toda a mobilidade vertebral fica prejudicada.
A articulação da coluna vertebral com as costelas se faz em dois pontos:
- O primeiro une o corpo das vértebras torácicas à cabeça das costelas;
- O segundo está entre o processo transverso das vértebras torácicas e o tubérculo das costelas.
Os movimentos dessas articulações produzem durante a inspiração o aumento do diâmetro do tórax e sua diminuição durante a expiração. E sobre a parte posterior dos arcos costais encontram-se as escápulas.
Para o profissional que trabalha com essa regiao, eu indico o Curso Completo de Reabilitação da Cintura Escapular.
O Curso "Músculos: origem, inserção e ação" também é excelente!
Espero que você tenha gostado desse texto. Se quiser receber mais textos como esse, entre no grupo de Whatsapp para receber textos e informações do nosso material.
Você pode ter um material mais aprofundado sobre esse tema. A Quero Conteúdo disponibiliza dezenas de materiais sobre Fisioterapia para estudantes e profissionais. Entre em contato com nossa consultora clicando na imagem abaixo!
Nenhum comentário: