Pequenas fraturas na coluna causam dor torácica







Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Pequenas fraturas na coluna causam dor torácica. Antes de começar a lê-lo, conheça o canal do Youtube clicando aqui!. Agora, vamos à leitura!



A dor no meio das costas surge na região entre a parte inferior do pescoço e o início das costelas e, por isso, geralmente está relacionada com problemas na coluna torácica, que são 12 vértebras que ficam nessa localização. Assim, os problemas mais comuns associados a esta dor são má postura, hérnia de disco, osteoartrite ou até pequenas fraturas.

Com o avanço da idade, os ossos vão ficando mais frágeis e, por isso, é comum que surjam pequenas fraturas nas vértebras da coluna, especialmente após algum tipo de acidente, quedas ou pancada nas costas. A dor que surge com a fratura pode ser muito intensa e surgir logo após o trauma, mas também pode ir surgindo aos poucos.
Além da dor, uma pequena fratura na coluna também pode causar formigamento em outros locais do corpo, como braços, mãos ou pernas, por exemplo.

O que fazer: embora a maioria das fratura seja muito pequena, podem acabar se desenvolvendo se não existir tratamento adequado. Por isso, se existir suspeita de uma fratura, deve-se marcar uma consulta no ortopedista. Até à consulta o ideal é evitar fazer muito esforço com as costas.

A ida ao fisioterapeuta a diminuição da dor e implementação de exercícios para melhorar a mobilidade da musculatura envolvida.É importante lembrar que a coluna torácica é uma curvatura da coluna vertebral cifótica, ou seja, uma curvatura de proteção (tem como função proteger nossos órgãos vitais: coração e pulmões).

A coluna dorsal para preservar o bom funcionamento dos nossos órgãos vitais está interligada a caixa torácica, como o próprio nome diz, uma caixa de proteção. Juntando esses dois fatores limitantes para o movimento podemos supor que a torácica mais rígida também influencia em limitações respiratórias.

Isso acontece porque a respiração é capaz de movimentar as costelas e todo seu complexo, retroalimentando sua rigidez.

Nesse ponto é importante lembrar: a mobilidade da coluna vertebral é dada pela somatória de todas articulações vertebrais. Logo, se a mobilidade torácica está diminuída patologicamente, toda a mobilidade vertebral fica prejudicada.

A articulação da coluna vertebral com as costelas se faz em dois pontos:

  • O primeiro une o corpo das vértebras torácicas à cabeça das costelas;
  • O segundo está entre o processo transverso das vértebras torácicas e o tubérculo das costelas.

Os movimentos dessas articulações produzem durante a inspiração o aumento do diâmetro do tórax e sua diminuição durante a expiração. E sobre a parte posterior dos arcos costais encontram-se as escápulas.

Para o profissional que trabalha com essa regiao, eu indico o Curso Completo de Reabilitação da Cintura Escapular. 

O Curso "Músculos: origem, inserção e ação" também é excelente!




  • EBOOK GRÁTIS: Fisioterapia na Artrose do Quadril



  • Poste um Comentário

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.