Terapia Manual e a Fibromialgia







Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Terapia Manual e a Fibromialgia. Antes de começar a lê-lo, conheça o canal do Youtube clicando aqui!. Agora, vamos à leitura!




A fibromialgia é uma síndrome dolorosa caracterizada por sintomas como dor, distúrbio do sono e do humor. afeta negativamente na qualidade de vida dos pacientes por estar relacionada a dor constante e rigidez muscular. O impacto global envolve aspectos pessoais, profissionais, familiares e sociais, correlacionando-se fortemente com a intensidade da dor, fadiga e decréscimo da capacidade funcional.

O diagnóstico é classificatório e realizado de forma clínica. Exames complementares são solicitados apenas para exclusão de outras condições associadas. Pessoas que reclamam de dores difusas pelo corpo, alteração de sono e humor, há mais de 3 meses, devem procurar um médico reumatologista.

O fisioterapeuta é fundamental no tratamento. Ele irá atuar em todo o processo de reabilitação do paciente, desde a aplicação de instrumentos iniciais de avaliação até a plena recuperação. Diversos tipos de Terapia Manual podem ser usados para amenizar sintomas e dar uma melhor qualidade de vida ao paciente.

Terapias que podem ser utilizadas

Os Recursos Terapêuticos Manuais mais utilizados são: a massagem terapêutica, Pompage, liberação miofascial, mobilização neural. 

A massagem pode ajudar na diminuição da dor através da melhora da circulação e oxigenação, remoção de escórias musculares e aumento da flexibilidade muscular várias técnicas de massagem incluem:

>> Deslizamento, passar as palmas das mãos e os dedos firmemente sobre os músculos em um movimento rítmico lento.

>> Amassamento, quando os músculos são pressionados entre os dedos e o polegar e ligeiramente erguidos e apertados em uma seqüência rítmica lenta.

>> Fricção, a massagem que penetra profundamente no músculo e usa movimentos circulares lentos com as pontas dos dedos ou do polegar (4).

A liberação miofascial, a terapia dos pontos-gatilhos, e as terapias craniossacrais são exemplos de técnicas especializadas para ajudar no alívio da dor em fibromialgia e em outras condições que causam dor.

Cada técnica com suas peculiaridades gerarão benefícios ao paciente: a liberação miofascial atua na ruptura de aderências na fáscia, mobilizando o tecido conjuntivo e consequentemente promovendo relaxamento e melhora do aporte sanguíneo. 

A pompage libera tensões através do alongamento assistido e gera sensação de bem-estar e diminuição de quadro álgico. 

A mobilização neural pode acarretar em benefícios como: descompressão neural, melhora da extensibilidade, melhora de amplitude de movimento, diminuição de parestesias e dores. 

Para finalizar, as técnicas de relaxamento são indicadas para prevenir espasmos musculares, e promover o relaxamento da musculatura, prevenindo tensões e contraturas musculares. O relaxamento, não apenas físico, mas também mental, pois visa quebrar um círculo vicioso constituído por dor, estresse, depressão e distúrbios do sono. O paciente poderá incluir em sua rotina exercícios respiratórios, meditação, e até yoga.

O tratamento requer uma atenção à cronicidade da dor, que é seu principal sintoma, e o elenco de técnicas da terapia manual atua proporcionando aos pacientes mecanismos neurofisiológicos que atenuam a dor e previnem a evolução da mesma. 

Assim como atua promovendo sensações de bem-estar e relaxamento dando uma conectividade do corpo (percepção) com questões emocionais do ser, gerando assim impactos positivos em aspectos que são acometidos por essas condições clínicas, tais como: Socialização, atividades laborativas, atividades funcionais e consequentemente qualidade de vida.




  • EBOOK GRÁTIS: Fisioterapia na Artrose do Quadril



  • Poste um Comentário

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.