Como o Pilates ajuda na Artrose de Quadril?










Doença crônica, progressiva e degenerativa, a artrose se caracteriza por um desgaste na capsula articular do quadril, podendo culminar em microfraturas, cistos e esclerose subcondral, e na formação de osteófitos nas bordas articulares, gerando dor e perda progressiva do movimento.

Ainda é uma afecção dolorosa de etiologia desconhecida, porém sabe-se que ocorre por um desequilíbrio entre formação e destruição dos principais elementos da cartilagem, associados a fatores como sobrecarga mecânica.

O Pilates é uma excelente opção para o tratamento de disfunções, pois trata-se de um método que respeita os limites e é atualmente uma das opções de exercícios em que há maior adesão- as pessoas viciam! 

Contudo, os exercícios de Pilates para tratamento de artrose de quadril devem ser bem orientados, por profissionais qualificados e atentos aos movimentos, limitações, levando em consideração o quadro clínico apresentado, queixa(s) do indivíduo, idade, grau de comprometimento da articulação em questão.

Atualmente com a disseminação e aumento da popularidade do Método Pilates, ele tem sido indicado para a reabilitação de várias lesões, dentre elas a artrose de quadril, por ser um método seguro sem impacto articular.

Os exercícios quando realizados de forma lenta e progressiva, obedecendo aos princípios do Método (centralização, respiração, concentração, controle, precisão e fluidez), melhoram a mobilidade articular, reduzem a dor e inflamação, e permitem fortalecimento e alongamento seguros de toda a musculatura acometida.

A reeducação postural, adquirida com os exercícios de Pilates proporciona melhora da distribuição da descarga de peso, evitando maiores desgastes mecânicos na articulação.

Os exercícios de força são utilizados para melhorar a estabilidade articular; os exercícios de flexibilidade promovem o movimento da articulação de maneira suave e confortável a partir da amplitude de movimento, sem causar dor.

Enquanto exercícios de alongamento proporcionam um aumento da mobilidade de tecidos moles, além de também melhorar a amplitude de movimento.

O Pilates no Tratamento da Artrose de Quadril tem como objetivo melhora da flexibilidade, no alongamento e na força muscular, reeducação postural e treino do equilíbrio, culminando no retorno às atividades de vida diárias e na melhora da qualidade de vida do indivíduo.

É preciso muito conhecimento para se especializar em tratamento para o quadril, usando exercícios físicos como ferramenta. O Programa de Certificação Completa de Excelência em Quadril traz vários assuntos para te dar o know how sufiente para atender alunos e pacientes com segurança. Não deixe de conhecer! Clique aqui e saiba como participar da Programa de Certificação Completa de Excelência em Quadril

Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Tenho indicações para você apofundar seus estudos em Cardiologia. Espia só:
  • Sistema Cardiovascular: anatomia e fisiologia
  • Curso de Eletrocardiograma Básico
  • Drive Virtual de Fisioterapia na Cardiologia
  • Curso Online de Fisioterapia Aplicada à Cardiologia


  • Poste um Comentário

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.