Como a Fisioterapia pode ajudar no tratamento de Artrose?







Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Como a Fisioterapia pode ajudar no tratamento de Artrose?. Antes de começar a lê-lo, conheça o canal do Youtube clicando aqui!. Agora, vamos à leitura!




Doença articular degenerativa, osteoartrose ou osteoartrite são termos utilizados para caracterizar uma doença de progressão lenta e idiopática das articulações sinoviais, que ocorre em períodos avançados da vida ou como consequência de algum traumatismo. Caracteriza-se pela destruição ou alteração da cartilagem articular com repercussões nos ossos.

A dor é o principal sintoma, que se torna mais intenso à medida que o quadro evolui. Piora com o movimento e tende a melhorar com o repouso. A maior parte dos pacientes têm significativamente alteradas suas atividades diárias, como, por exemplo, hábitos de higiene, cuidado pessoal, marcha, sono, tarefas domésticas, desempenho sexual, profissional e social. Cumpre, no entanto, enfatizar que, se o aumento da degeneração articular está associado com o aumento da dor, este aumento, associado com degeneração articular, varia entre pacientes.

A artrose é uma doença crônica, sem cura. Os tratamentos estão disponíveis para controlar os sintomas. Os principais são pílulas, xaropes, cremes ou loções, além de injeções nas articulações, com analgésicos, anti-inflamatórios e corticoides. A fisioterapia e a terapia ocupacional também são indicadas. Dispositivos de apoio podem ajudar com a função e mobilidade, como muletas, bengalas, andadores, talas, calçados ou ferramentas úteis, como abridores de frasco ou calçadeiras de cabo longo. Em casos mais avançados da doença, a cirurgia pode reparar ou substituir articulações severamente danificadas, especialmente nos quadris ou joelhos

A Fisioterapia pode ser uma grande aliada, ajudando em vários pontos, como:
  • melhora na flexibilidade e no equilíbrio;
  • aumento da força muscular;
  • melhora na coordenação motora;
  • ajuda na prevenção de complicações cardiovasculares ou respiratórias;
  • reduz as dores crônicas;
  • melhora na marcha e a postura;
  • promove a independência funcional;
  • evita quedas e outras fraturas;
  • impede a rápida progressão de doenças como Alzheimer, Parkinson e outras.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, OMS, 9,6% dos homens e 18% das mulheres com idade superior a 60 anos sofrem com o problema. Cerca de 80% das pessoas com osteoartrose têm limitações de movimento e 25% não podem executar as principais atividades da vida diária, como abrir uma caixa de alimento, dirigir, caminhar, subir escadas, levantar e segurar objetos.A Fisioterapia pode melhorar demais a vida de pacientes com Artrose.

Antes de terminar esse texto, preciso te indicar o ebook Fisioterapia em Gerontologia e Geriatria: Uma Realidade Prática.  Este e-book demonstra o contexto do envelhecimento no Brasil, oferecendo ao fisioterapeuta embasamento, com técnicas e conduta para atuar em aspectos comuns na assistência ao idoso. Clique aqui e saiba mais!



  • EBOOK GRÁTIS: Fisioterapia na Artrose do Quadril



  • Poste um Comentário

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.