Como a Fisioterapia pode ajudar na Espondiloartrose?







Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Como a Fisioterapia pode ajudar na Espondiloartrose?. Antes de começar a lê-lo, conheça o canal do Youtube clicando aqui!. Agora, vamos à leitura!



A doença pode ser causada por um trauma na região da coluna, comum em acidentes automobilísticos, por exemplo. Mas, essa não é a causa mais comum.

De fato, a causa mais comum é o desgaste das articulações da coluna, comum com o avanço da idade. Considera-se a idade o principal agente causal para o desenvolvimento dessa doença.

Outros fatores também contribuem para o aparecimento da doença, como é o caso da osteoporose, também presente em indivíduos com mais idade, além do histórico familiar da doença.

Acredita-se que alguns tipos de trabalho, sobretudo trabalhos mais pesados, nos quais a coluna vertebral é muito exigida, também possam levar ao desenvolvimento da espondiloartrose.



Tipos de espondiloartrose

Conforme a localização, pode-se dividir a espondiloartrose em alguns tipos:
• Espondiloartrose cervical;
• Espondiloartrose lombar;
• Espondiloartrose dorsal ou torácica;
• Espondiloartrose lombossacra.
Espondiloartrose cervical

A espondilose cervical é a artrose que afeta as articulações da coluna na região cervical. É o segundo tipo mais frequente de espondiloartrose.

Sintomas

Dentre os principais sintomas da espondiloartrose cervical, estão:
• Dor na região do pescoço;
• Dificuldades em virar a cabeça;
• Tensão na região dos ombros;
• Formigamento e perda de sensibilidades nos membros superiores;
• Dor que irradia para um ou ambos os braços;
• Sensação de tontura;
• Zumbido no ouvido.

De fato, vários desses sintomas são bastante comuns para outros problemas na coluna na região cervical. Por isso, o diagnóstico médico adequado é essencial para estabelecer o plano de tratamento.

Diagnóstico

Para o diagnóstico desse tipo de problema que afeta a região cervical, é necessário, além do exame físico e coleta dos sintomas do paciente, exames de imagem para verificar o estado das articulações da coluna.
Dentre os exames, a ressonância magnética é bastante utilizada, para verificar o desgaste do disco intervertebral e também das vértebras.

O ortopedista pode, a princípio, solicitar um exame de raio-X e, conforme o resultado, optar pela ressonância magnética na sequência.

Tratamento

Quando o paciente apresenta uma crise aguda de dor devido à espondiloartrose na região cervical, a primeira medida é retirá-lo da crise de dor.

Assim, o ortopedista prescreverá medicações analgésicas e anti-inflamatórias, que trarão melhora ao quadro. A seguir, é importante que o paciente invista em sessões de fisioterapia, para que as crises de dor não retornem e ele ganhe mobilidade na região.

A fisioterapia é sempre uma forte aliada em problemas relacionadas à coluna. Isso porque com um plano de tratamento individualizado, o paciente consegue, com os exercícios de fisioterapia, desinflamar a região e melhorar a estabilidade.

Os métodos fisioterapêuticos mais utilizados nas alterações reumatológicas são: ultrassom, ondas curtas, crioterapia (gelo), laser e TENS que agem de forma analgésica, anti-inflamatória e cicatrizante. Além destes recursos existem exercícios específicos, massagens, alongamentos, mobilizações e outros. Por isso, sempre que for solicitada, a fisioterapia deve ser realizada com uma frequência maior, para que todos os recursos atinjam os efeitos necessários.

Algumas medidas fisioterápicas, como a aplicação de correntes também têm forte efeito analgésico, o que alivia bastante a dor sentida pelo paciente.




  • EBOOK GRÁTIS: Fisioterapia na Artrose do Quadril



  • Poste um Comentário

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.